Neste kit, o Baralho de problemas: lidando com transtornos da infância e adolescência é acompanhado de nove livros infantis que abordam diferentes tipos de problemas prevalentes na infância, entre eles o transtorno opositor desafiante, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de estresse pós-traumático e muitos ouros.
CONHEÇA O KIT
Baralho de problemas: lidando com transtornos da infância e adolescência
Com o objetivo de oferecer a psicólogos e psicopedagogos clínicos um instrumento de investigação dos problemas psicológicos que afetam a infância e a adolescência, esta 2ª edição permite ao cliente selecionar, a partir de um conjunto de 150 cartas, frases que descrevem suas dificuldades afetivas, cognitivas e comportamentais, expressando-as de forma objetiva e clara, com base em uma tarefa de identificação de dificuldades ligadas aos transtornos psicológicos descritos nas cartas. Uma vez selecionadas as cartas, os temas passam a ser investigados de modo mais extenso, a partir de questões sugeridas pelo clínico.
Esta 2ª edição, atualizada e ampliada, fornece ao clínico uma visão global dos principais transtornos da infância e da adolescência, oferecendo uma base teórica sucinta, sustentada em estudos das abordagens cognitivo-comportamentais, no Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) e na Classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID-10).
Autores: Renata Ferrarez Fernandes Lopes, Ederaldo José Lopes
Por que eu tenho dificuldade de atenção? Crianças entendendo o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH
Este livro é uma ferramenta para psicoeducar crianças e adolescentes sobre as características do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). A leitura deve ser feita de forma conjunta com os pais, pois também tem o objetivo de orientá-los para um melhor entendimento e manejo da criança e do adolescente. Apresenta uma lista de exercícios de automonitoramento dos sintomas e um local para fazer anotações sobre suas principais dificuldades.
Autora: Luciana Tisser.
Quem odeia fazer a lição?
Esta é a história do menino Biro, que acredita que podemos viver em uma sociedade mais livre. Ao longo do livro, viajamos com ele em busca de uma sociedade utópica, sem escola nem lição de casa. Esta aventura nos traz alguns trechos literários memoráveis e nos apresenta um desfecho de sabedoria e aceitação.
Autora: Marcela Madalena.
A Ovelha Mal e o Lobo Bem: Entendendo a depressão infantil
Neste livro, a depressão infantil é explicada por meio de conceitos que facilitam a compreensão da criança em relação ao seu transtorno e à sua sintomatologia. Por meio da metáfora "A Ovelha Mal e o Lobo Bem", são apresentadas as técnicas que viabilizam o acesso e a compreensão acerca do funcionamento do processamento cognitivo do transtorno, o que favorece o engajamento e a motivação da criança no tratamento. A partir de atividades estruturadas, é ensinado o caminho a seguir para que o paciente possa alcançar a mudança.
Autora: Vanina Cartaxo.
Pedrinho e o Supercalma: uma metáfora sobre o manejo da ansiedade
Este livro apresenta em forma de metáfora o manejo da ansiedade. Ele é uma viagem lúdica pelo mundo infantil. Com a chegada do Supercalma, Pedrinho, um menino que não para, consegue perceber seu comportamento agitado, devido à ansiedade, e aceitar a ajuda profissional, mudando sua forma de ver o mundo e de conviver com os amigos. Para os profissionais, uma variedade de exercícios no próprio livro e disponíveis para baixar no site é ferramenta fundamental que auxiliará no manejo da ansiedade.
Autoras: Aline Fernandes da Silva Pereira, Hildes do Amparo Delduque Farina e Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida.
Por que eu desafio? Crianças entendendo o transtorno de oposição desafiante (TOD)
Com linguagem acessível e ilustrativa, este livro busca psicoeducar o público infantil sobre o transtorno de oposição desafiante (TOD). Ele explica as dificuldades encontradas pelas crianças com TOD, suas alterações e o modo como podem ser ajudadas a ter qualidade de vida, bem como prevenir alterações comportamentais e emocionais decorrentes do transtorno. Por meio da conexão entre o entendimento do TOD e as estratégias de enfrentamento para possíveis dificuldades, o leitor poderá reconstruir suas ideias e comportamentos, promovendo pensamentos mais funcionais na luta contra os sintomas.
Autoras: Luciana Tisser e Marianna Leão Soares.
Poltoc e os pensamentos ET: ajudando a criança a lidar com o transtorno obsessivo-compulsivo
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) não é o mais frequente na infância. No entanto, quando presente, ocasiona grande prejuízo na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Entre as limitações, podem ocorrer forte ansiedade na presença de pensamentos intrusivos e sofrimento agudo caso a obsessão não seja seguida de comportamento compulsivo, gerando prejuízo no funcionamento, como queda significativa no rendimento escolar, na qualidade das interações sociais, no sono e em outros domínios.
Autores: Heitor Hirata, Simone Gabriel.
O corajoso Arthur: superando traumas na infância
Este livro conta a história de Arthur, um menino que amava gatos até sofrer um trauma. A obra é um importante instrumento para auxiliar o terapeuta a psicoeducar crianças sobre o transtorno de estresse pós-traumático, ensinando sobre o modelo cognitivo-comportamental com base no reconhecimento de suas emoções. Apresenta reflexões e atividades que ajudam a diminuir o sofrimento e a vencer os traumas na infância.
Autora: Flávia de Azevedo Longo.
Desconecta - Vencendo o uso problemático de jogos eletrônicos
O uso inadequado de tecnologia é uma temática que vem obtendo uma significativa expansão na literatura científica especializada e em diversos setores da mídia. Devido à relevância do tema, a dependência de jogos eletrônicos também gerou interesse de pais e educadores que lidam constantemente com filhos e estudantes, respectivamente, com uso problemático deste recurso tecnológico, seja em casa ou no ambiente escolar. Desta forma, este livro, baseado na terapia cognitivo-comportamental, busca atender crianças entre 6 e 11 anos de forma que consigam usufruir de maneira saudável o mundo dos jogos eletrônicos, podendo ser utilizado como um manual, no qual as etapas deverão ser seguidas de forma progressiva, à medida que a criança for evoluindo.
Autor: Igor Lins Lemos.
Os 7 segredos para se ter amigos
Este livro conta os sete segredos mais importantes para construir e preservar as amizades na infância. Inspirado na literatura sobre habilidades sociais, este é um excelente recurso para trabalhar com as crianças esse tema tão importante na prevenção de problemas psicológicos e acadêmicos. A aventura da princesa Tereza e da turma do Socialize-se é divertida e tem linguagem voltada às crianças, e ao mesmo tempo é um instrumento valioso e agregador de competências para a vida.
Autoras: Andressa Henke Bellé e Elisabete Schuh.