Tendo em vista os diferentes impactos dos transtornos alimentares nas vidas dos indivíduos, bem como suas diferentes manifestações, este kit surge não apenas para fornecer materiais teóricos para embasar as práticas clínicas, mas também para viabilizar uma prática que disponha de diferentes materiais. Além disso, os materiais aqui disponibilizados auxiliam, também, conversas sobre hábitos alimentares e seletividade alimentar com crianças.
CONHEÇA O KIT
A prática da terapia cognitivo-comportamental nos transtornos alimentares e obesidade
Esta obra se constitui em relevante oportunidade para o leitor aprofundar no tema dos TAs. Por meio de uma leitura acessível, direta e com ilustrações através de vinhetas e casos clínicos, oferece uma leitura bastante atraente. Observa-se que o objetivo do livro é levar ao leitor propostas de tratamento embasado no modelo cognitivo-comportamental, nas evidências científicas e na prática clínica. Objetivo que é atingido com maestria ao longo dos capítulos que o compõem. Oferece ao leitor a oportunidade de ter em uma mesma fonte ampla visão da TCC dos TAs quanto a modelos de compreensão e de tratamento, com relevante base científica. Trata-se de uma leitura extremamente agradável, acessível a estudantes e com importantes contribuições para terapeutas e profissionais afins.
Organizadores: Igor da Rosa Finger e Margareth da Silva Oliveira.
Baralho da evitação alimentar: tratando pacientes com transtorno alimentar restritivo/evitativo
Este baralho surge como uma necessidade na clínica terapêutica, uma vez que as demandas das dificuldades alimentares aumentam a cada dia e as opções de recursos para lidar com tal queixa são escassas. Este baralho engloba todas as fases do tratamento por meio da terapia cognitivo-comportamental, possibilitando realizar uma intervenção psicológica completa que inclui psicoeducação, reestruturação cognitiva, exposição e desafios, além de abranger pacientes de diferentes faixas etárias, desde a infância até a idade adulta.
Autoras: Ana Carla Gameleira e Lívia Rodrigues.
Guia prático de formulação de casos em terapia cognitivo-comportamental
Pode o empirismo substituir o trabalho científico? É aceitável formular a estratégia de tratamento sem preparo e treinamento específicos? Essas são algumas das reflexões levantadas para o ponto de partida desta obra, que evidencia que a formulação de casos é, de fato, uma habilidade clínica treinável. Este guia prático apresenta modelos de formulação de casos clínicos sob o enfoque da terapia cognitivo-comportamental. Formulações que respeitam a individualidade orientam um plano de tratamento, e intervenções individualizadas são éticas, inclusivas e mais eficazes.
Organizadores: Êdela Aparecida Nicoletti, Mariana Fortunata Donadon, Carlos Eduardo Portela.
O que você precisa saber sobre transtornos alimentares e tem medo de perguntar
Comer é uma necessidade básica do ser humano e serve tanto para atender ao princípio da sobrevivência quanto para satisfazer ou compensar o indivíduo emocionalmente, em virtude do seu conteúdo simbólico ou de prazer. Uma pessoa com transtorno alimentar apresenta uma perturbação persistente na alimentação ou no comportamento relacionado à alimentação, cujo resultado é o consumo ou a absorção alterada dos alimentos, com comprometimento do funcionamento psicossocial e da saúde física e psicológica. Entre os transtornos alimentares mais comuns, estão anorexia nervosa, a bulimia nervosa e o transtorno de compulsão alimentar.
Autoras: Fernanda Pasquoto de Souza, Gisele Iesbich Vargas, Margareth da Silva Oliveira.
Papo Alimentar: 100 cards para conversar sobre a alimentação
Este recurso possibilitará ao terapeuta e às crianças que, de forma lúdica, conversem sobre alimentação. E dessa forma, acessem as limitações e crenças da criança sobre esse processo, de modo que as intervenções possam ter mais eficácia e, consequentemente, o tratamento terapêutico seja mais efetivo.
Autora: Lívia Rodrigues.
Leandra, a experimentadora de comida de verdade
A seletividade alimentar é um comportamento típico infantil, especialmente na primeira infância, caracterizado por birras, recusas e resistência ao consumo de determinados alimentos. Motivo frequente de procura por consultórios psicológicos e nutricionais, essa demanda é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Por isso, mais do que orientar a condução desse momento delicado, trabalhar de modo lúdico potencializa os resultados e torna a criança protagonista de seu processo de mudança.
Autoras: Joana Helena Siota e Paulina Ampessan Maccari.
Comer, comer é o melhor para poder correr: entendendo os padrões de dificuldade alimentar
As dificuldades de alimentação dos filhos causam angústias aos pais, sendo queixa comum nos consultórios psicológicos. Este livro auxilia o terapeuta a abordar o tema junto às crianças e aos familiares, ensinando-os de forma lúdica a reconhecer as emoções e os pensamentos associados ao padrão alimentar, compreender a importância de uma alimentação equilibrada e elaborar um plano de ação baseado em técnicas cognitivo-comportamentais.
Autoras: Wandersonia Medeiros e Vanina Cartaxo.
Qual a cor do seu prato?: hábitos saudáveis e escolhas conscientes na alimentação infantil
Este livro é recheado de ideias e exercícios para profissionais, educadores e pais incentivarem hábitos saudáveis na alimentação infantil, que se inicia na gestação. Ele foi desenvolvido por duas profissionais da área da saúde, nutrição e psicologia, e oferece informações e orientações para crianças e adultos. As autoras respondem alguns questionamentos que surgem no dia a dia: Como podemos desenvolver hábitos saudáveis dentro do estilo de vida acelerado em que vivemos? Como podemos suprir as necessidades nutricionais de nossas crianças e colocar tantos conhecimentos em prática? Ele pode ser utilizado tanto na clínica como em ambientes educativos no foco preventivo. Recomenda-se que pais e/ou cuidadores leiam junto com as crianças.
Autoras: Angélica Ozório Linhares e Raquel Barboza Lhullier.