Neste kit você adquire o Baralho de investigação dos estilos parentais: o impacto da forma de educar no desenvolvimento das crianças e o Jogo das atividades parentais, da Ric Jogos. Ambos os instrumentos são essenciais para a avaliação de habilidades parentais e surgem como ferramentas de apoio para a prática na clínica infantil, seja na psicoterapia, na terapia em família ou em outro contexto em que a avaliação de habilidades parentais se faça relevante.
CONHEÇA O KIT
Baralho de investigação dos estilos parentais
Este é um instrumento que busca auxiliar as crianças a expressarem suas percepções sobre as principais práticas parentais observadas em seu ambiente familiar. Trata-se de uma ferramenta que auxilia o aplicador a identificar quais práticas parentais são mais ou menos prevalentes e por quem são exercidas, facilitando, assim, a coleta de elementos que vão sugerir o estilo parental predominante.
O Baralho é recomendado para crianças com idade pré-escolar e escolar (de 3 a 12 anos) — tendo 12 cartas com desenhos direcionadas para o trabalho com o pré-escolar e 40 cartas com frases para a faixa etária escolar — e pode ser utilizado em psicoterapia infantil, terapia de família ou em outros contextos em que a avaliação de habilidades parentais seja relevante. O instrumento foi desenvolvido a partir da prática clínica com crianças que vivenciavam conflitos no âmbito familiar, e da prática jurídica em perícias psicológicas para varas de família.
Autoras: Nathalia Della Santa e Lara Brasileiro.
Jogo das atividades parentais
Desenvolvido a partir da prática clínica com crianças que vivenciavam conflitos no âmbito familiar e da prática jurídica em perícias psicológicas para varas de família. Nasceu da necessidade de instrumentalizar a avaliação da dinâmica familiar e das habilidades parentais.
O jogo contém 41 cartas de comportamentos e 9 cartas de personagens e é indicado para crianças verbais acima de 4 anos, podendo ser utilizado em psicoterapia infantil, terapia de família ou em contexto que sejam relevantes à avaliação de habilidades parentais.
Autoras: Camila Stor de Aguiar e Nathália Della Santa.