Acesse sua conta
Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada
Manuela Ramos Caldas Lins e Carmem Beatriz Neufeld
ESGOTADO
SINOPSE
O livro Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos reúne mais de 350 técnicas em TCC para atendimento de crianças e adolescentes, tanto no contexto individual quanto em grupos. As técnicas são apresentadas de forma detalhada, passo a passo, com linguagem acessível, permitindo uma fácil compreensão e aplicação por parte do leitor.
É cada vez mais reconhecido que, tal como acontece com os adultos, crianças e adolescentes também se sentem confusas ao tentar definir seus sentimentos e pensamentos, assim como podem experimentar sintomas fisiológicos desagradáveis, que acarretam prejuízos à saúde mental. Crianças, adolescentes e adultos, portanto, precisam de acompanhamento psicoterápico para desenvolver habilidades que lhes permitam lidar de forma funcional com as dificuldades enfrentadas em seu dia a dia.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) se apresenta como uma forma de tratamento focada no problema e dirigida à ação, utilizada para tratar dificuldades específicas por meio de uma conceitualização cognitiva individualizada em sessões estruturadas e colaborativas. A abordagem baseia-se em evidências de que distorções de pensamento e comportamentos mal-adaptativos desempenham um papel no desenvolvimento e na manutenção dos transtornos psicológicos, e que os sintomas e o sofrimento associado podem ser reduzidos pelo ensino de novas habilidades de processamento de informações e mecanismos de enfrentamento.
Independentemente da demanda, nas primeiras sessões o terapeuta deve realizar uma avaliação psicológica válida e adequada para que haja uma boa conceitualização de caso e o planejamento do tratamento. O terapeuta deve realizar essa avaliação e identificação do objetivo de terapia do paciente, mediante a construção de um vínculo terapêutico empático e colaborativo. A TCC trabalha com o pressuposto de que o processo terapêutico irá se desenvolver quando existir um equilíbrio colaborativo entre terapeuta e cliente, de modo que se percebam como uma equipe de trabalho. Crianças e adolescentes, inclusive, irão se sentir valorizados ao perceberem que podem construir ativamente, tendo oportunidades para aperfeiçoar suas habilidades e competências. Além disso, percebem-se como responsáveis pelas mudanças que serão implementadas e não as atribuem a fatores externos (terapeuta, ambiente, etc).
A obra contém mais de 200 páginas de atividades para download escritas por renomados autores brasileiros, com contribuições de profissionais de outros países, como Estados Unidos e Portugal. As mesmas são condizentes com a realidade brasileira, podendo ser usadas tanto na prática clínica, em escolas e em instituições por profissionais que se encontram no cotidiano da aplicação da psicologia, quanto em sala de aula, por professores no contexto da graduação e da pós-graduação em TCC.
Além de abrangente, a maior parte das técnicas é de autoria de experientes profissionais brasileiros, organizadas e sistematizadas especialmente para o contexto atual de atendimento de crianças, adolescentes, pais e responsáveis. Apresenta detalhadamente mais de 350 técnicas e inclui: modalidade, público-alvo, materiais necessários, instruções de aplicação, sugestões de variações e materiais extras. O livro conta ainda com mais de 100 anexos - como formulários, questionários, modelos de tarefas e materiais para uso clínico - totalizando mais de 200 páginas para download.
Estudantes de psicologia, psicólogos e profissionais que atuam com crianças e adolescentes, como professores, pedagogos, fonoaudiólogos e profissionais da área da saúde.
Manuela Ramos Caldas Lins (Org.)
Psicóloga. Professora da Graduação e da Pós-graduação do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pelo Instituto de Terapia Cognitivo-comportamental (InTCC-RS). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB).
Carmem Beatriz Neufeld (Org.)
Psicóloga. Livre-docente em Terapia Cognitivo-comportamental da Universidade de São Paulo (USP). Professora associada e professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da USP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-comportamental (LaPICC-USP). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Vice-presidente da Federación Latinoamericana de Psicoterapias Cognitivas y Conductuales (ALAPCCO). Mestra e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
ISBN: 9786555710397
Formato: 17,5 x 25 cm | 1088 páginas | Peso: 1.9kg
Acabamento: Capa dura
Ano: 2021
Veja também
Sessões de Psicoterapia com Crianças e Adolescentes: Erros e Acertos
De R$ 153,00
Por R$ 123,93 no pixJogo das atitudes: identifique e module comportamentos
De R$ 165,00
Por R$ 118,80 no pixBaralho de treinamento de pais: aprendendo a resolver dificuldades com as crianças
De R$ 193,00
Por R$ 156,33 no pixGuia prático da terapia cognitivo-comportamental para terapeutas de crianças e adolescentes
De R$ 303,00
Por R$ 259,07 no pix