Este kit visa a trabalhar as emoções na clínica infantil e, para cumprir seu objetivo, dispõe de diferentes materiais que auxiliam por meio da ludicidade. Composto pelo livro infantil Duda no mundo sem emoções, pelo Baralho das emoções: representação e psicoeducação para crianças e adolescentes, pelo jogo Aventuras pelo espaço, por 5 unidades do recurso Praça das emoções e pelos recursos Raspadinha das emoções(versões meninos e meninas), Kit detector de emoções e Qual é a emoção?, este kit surge recheado de materiais que complementam a prática clínica, permitindo diversas formas de trabalhar as emoções com os diferentes contextos dos clientes, sempre de forma divertida e fácil de compreender.
CONHEÇA O KIT
Baralho das emoções: representação e psicoeducação para crianças e adolescentes
Tem como objetivo auxiliar a desenvolver os aspectos emocionais dos clientes, especialmente na presença de condições clínicas como transtornos do desenvolvimento ou alexitimia que podem tornar ainda mais difícil identificar e expressar emoções, foi criado. Este rico instrumento para a prática clínica é composto por cartas que ilustram as emoções universais, suas diferentes intensidades e emoções sociais, bem como por cartões para psicoeducação, com explicações sobre as emoções, suas funções sociais e os contextos frequentes em que ocorrem. São descritas sugestões para uso individual e coletivo, com apresentação de casos clínicos e anexos, que podem ser usados durante as sessões ou como tarefas terapêuticas.
Autora: Sabrina Martins Barroso.
DUDA NO MUNDO SEM EMOÇÕES
Esta é a história de Duda, uma menina que desejou viver em um mundo sem emoções, mas se depara com cenas que jamais imaginou estarem relacionadas ao que sentimos. Este livro mostra às crianças como identificar as emoções primárias (alegria, tristeza, nojo, raiva, amor e medo), a importância de senti-las e suas funções em nossas vidas.
Autoras: Alline Teixeira da Silva e Mayara Techio.
Aventuras Pelo Espaço: Uma viagem para o desenvolvimento pessoal
Este jogo foi criado a partir de alguns constructos da terapia cognitivo-comportamental, bem como de técnicas adaptadas para crianças com idade superior a seis anos. É uma forma lúdica e divertida de acessar o mundo infantil e ajudar crianças a lidarem com suas dificuldades. O jogo transforma situações/problemas em metáforas encantadas para entrar no mundo dos pensamentos e da compreensão infantil.
Autoras: Isadora Pilger e Martha Ludwig.
Praça das emoções: Pôster de colorir e atividades
É de conhecimento na literatura a importância do aprendizado emocional na infância. Ele acontece ao longo do desenvolvimento, porém nem todas as crianças têm facilidade em reconhecer, nomear e, portanto, lidar com as emoções de forma efetiva.
Este material possibilita que, de forma lúdica, as crianças identifiquem as emoções por meio das expressões dos personagens. O cenário é de um ambiente conhecido pela garotada, o que auxilia no reconhecimento dessas expressões de forma natural e cotidiana. Dessa forma, a conversa sobre as emoções ocorre à medida que se percorre as páginas, tornando a psicoeducação das emoções mais divertida e adequada para a linguagem infantil.
Neste kit, receba 5 unidades da Praça das Emoções.
Autor: Ricardo Gusmão.
QUAL É A EMOÇÃO?
Aproxima a criança do mundo das emoções de forma lúdica e didática. Por meio da montagem e do reconhecimento das expressões faciais, ao mesmo tempo em que identifica qual é a emoção, ela também treina sua habilidade de empatia. Vale lembrar que as possibilidades de utilização são inúmeras.
As peças aderem ao cartão ao serem levemente pressionadas. Para aumentar sua vida útil, é aconselhável que sejam manuseadas em um local livre de pó e recolocadas na cartela após o uso.
Kit Detector das Emoções
O Detector de emoções ajuda a criança, de forma rápida e fácil, a detectar qual entre as seis emoções básicas está ativada. O Termômetro das emoções ajuda a criança a quantificar temperatura (intensidade) da emoção.
As duas ferramentas possuem ímãs para serem colocados em um lugar de fácil acesso para a criança usar no momento que a emoção aparecer, assim ela tem a oportunidade de treinar em tempo real. São ferramentas que também podem ser usadas no consultório, na psicoeducação e monitoramento das emoções.
Autoras: Patrícia Nolêto e Thais Moraes.
RASPADINHA DAS EMOÇÕES versão menino e versão menina
Em mais uma de suas produções, a Ric Jogos traz um recurso terapêutico para trabalhar as emoções: A Raspadinha das Emoções. Disponível em dois modelos: meninos ou meninas.
Este material contém expressões das seis emoções básicas: alegria, tristeza, amor, medo, nojo e raiva. Ao raspar a cartela, aparecerá a emoção para ser trabalhada. O objetivo deste recurso é auxiliar, de forma lúdica, na identificação e na psicoeducação das emoções.
Ao finalizar a cartela, a criança poderá levá-la para casa, facilitando a recordação e a generalização do trabalho no seu dia a dia.