Kit distorções cognitivas - Sinopsys Editora
0
Kit distorções cognitivas

Kit distorções cognitivas

ESGOTADO

SINOPSE

Para trabalhar de forma lúdica e visando, sobretudo, a compreensão infantil das distorções cognitivas, este kit traz diversos materiais que ilustram e utilizam diferentes formas para trabalhar com crianças. O Baralho das distorções cognitivas: enfrentando as armadilhas dos pensamentos, elaborado por Vanina Cartaxo, auxilia a identificação e a correção das distorções cognitivas e, em conjunto com a Coleção Cerebrus Pifadus, com a nova versão da Roda dos pensamentos da BBDU e com o livro infantil Autoestima e aceitação: lidando com meu problema de visão — este último foca o trabalho das distorções em torno da autoestima e da ressignificação do comprometimento visual —, concebem um rico kit para complementar o trabalho em clínica.


CONHEÇA O KIT

Baralho das Distorções: Enfrentando as armadilhas dos pensamentos


Criado por Vanina Cartaxo, este baralho é um exemplo de como o embasamento teórico aliado à sensibilidade e à criatividade pode tornar a aprendizagem de complexos conceitos sobre as distorções cognitivas uma deliciosa aventura para nossas crianças. A metáfora de monstrinhos que atacam os nossos pensamentos e nos levam a pensar de uma maneira completamente diferente do que pensaríamos se eles não nos atacassem, é genial. Cada monstrinho possui um nome diferente conforme cada distorção cognitiva específica. O objetivo maior deste instrumento é auxiliar psicoterapeutas que trabalham com crianças e adolescentes a identificar e corrigir, de forma metacognitiva, uma série de distorções que podem vir a desenvolver nessa etapa da vida.

Autora: Vanina Cartaxo.

Roda dos pensamentos - Nova versão


Elaborada para que, de forma lúdica e criativa, o terapeuta possa acessar, monitorar e trabalhar os pensamentos e distorções cognitivas. Pensamentos da roda: Pensamentos bons, pensamentos que confundem, pensamentos que ajudam, pensamentos que dão medo, pensamentos que atrapalham, pensamentos ruins e pensamentos que paralisam.

Coleção Cerebrus Pifadus


Esta coleção aborda as distorções cognitivas de uma forma divertida e com fácil compreensão. Além de explicar o que são assuntos como pensamento dicotômico, visão em túnel, raciocínio emocional, leitura mental, personalização e catastrofização, ele também mostra como superar esses problemas, sendo assim um ótimo auxílio para psicoeducar crianças.

Irracionalien: vencendo o raciocínio emocional: O raciocínio emocional é uma distorção cognitiva que leva as pessoas a pensarem conforme a tonalidade emocional que vivenciam em um dado momento. Os temas abordados são frustração, merecimento, autoindulgência e desconfiança.

Adivinhalien: reestruturando a leitura mental A leitura mental é uma distorção cognitiva muito frequente. É muito comum pensarmos que sabemos o que os outros estão pensando. Às vezes, até estamos certos, mas o problema é que não temos como ter certeza e passamos a agir como se o que acreditamos fosse verdade.

Culpalien: lidando com a personalização: A distorção cognitiva personalização faz com que acreditemos que o comportamento dos outros se deve a algo que fizemos e, em geral, nos faz sentir temerosos ou culpados. Podem ser identificadas crenças centrais subjacentes que envolvem a ideia de inferioridade, inadequação e incapacidade.

Ceguetalien: flexibilizando a visão em túnel: Esta história ilustra a distorção cognitiva visão em túnel que faz com que prestemos atenção aos aspectos negativos de uma situação, ignorando explicações mais realistas e aspectos positivos.

Exageradalien: lidando com a catastrofização: Esta história aborda a distorção cognitiva catastrofização que faz com que pensemos que algo muito ruim acontecerá e que não teremos recursos para lidar com isso. Aborda a aquisição de autonomia, a autoeficácia e a autoconfiança.

Extremalien: vencendo o pensamento dicotômico: Esta história ilustra a distorção cognitiva pensamento dicotômico, também chamada de pensamento preto ou branco ou ainda tudo ou nada, que nos leva a perceber as situações em dois extremos, em vez de um continuum.

Autoras: Carmem Beatriz Neufeld e Aline Henrique Reis.

Autoestima e aceitação: lidando com meu problema de visão


Ao apresentar a visão monocular e a partilha de experiências por meio da história de várias crianças em um grupo terapêutico mediado por uma psicóloga, este livro objetiva facilitar a compreensão da deficiência para crianças e adultos. A partir da identificação das distorções cognitivas, que aqui chamamos de Negativaldo, as crianças podem se conectar com suas emoções, seus pensamentos e seus comportamentos, facilitando a busca de sentidos e a ressignificação das situações vivenciadas em decorrência do comprometimento visual.

Autora: Winthney Paula Souza Oliveira

Veja também

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?