Este kit surge como uma colaboração essencial à prática clínica. Através da teoria exposta, bem como das atividades propostas no livro Tarefas terapêuticas para clínica cognitivo-comportamental, de forma conjunta com o livro Técnicas em Terapia Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos, que traz mais de 200 páginas de atividades para download e 350 técnicas, é possível que as tarefas terapêuticas sejam aplicadas na prática clínica com crianças e adolescentes.
CONHEÇA O KIT
Técnicas em terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes
O livro reúne mais de 350 técnicas em TCC para atendimento de crianças e adolescentes, tanto no contexto individual quanto em grupos. As técnicas são apresentadas de forma detalhada, passo a passo, com linguagem acessível, permitindo uma fácil compreensão e aplicação por parte do leitor.
É cada vez mais reconhecido que, tal como acontece com os adultos, crianças e adolescentes também se sentem confusos ao tentar definir seus sentimentos e pensamentos, assim como podem experimentar sintomas fisiológicos desagradáveis, que acarretam prejuízos à saúde mental. Crianças, adolescentes e adultos, portanto, precisam de acompanhamento psicoterápico para desenvolver habilidades que lhes permitam lidar de forma funcional com as dificuldades enfrentadas em seu dia a dia.
A obra contém mais de 200 páginas de atividades para download escritas por renomados autores brasileiros, com contribuições de profissionais de outros países, como Estados Unidos e Portugal. As mesmas são condizentes com a realidade brasileira, podendo ser usadas tanto na prática clínica, em escolas e em instituições por profissionais que se encontram no cotidiano da aplicação da psicologia, quanto em sala de aula, por professores no contexto da graduação e da pós-graduação em TCC.
Organizadoras: Manuela Ramos Caldas Lins e Carmem Beatriz Neufeld.
Tarefas terapêuticas para clínica cognitivo-comportamental
Quando a escolha é realizar o trabalho da psicologia clínica sob um enfoque cognitivo-comportamental, a terapeuta ganha um aliado na adoção de tarefas terapêuticas. Tais tarefas são atividades de variados níveis de complexidade, que devem ser realizadas por clientes ao longo do tempo entre sessões.
Ao longo do livro, foram agrupadas propostas de tarefas terapêuticas, organizadas por faixas de desenvolvimento (crianças e adolescentes e adultos) e por temáticas frequentes em atendimentos clínicos (autoconhecimento, psicoeducação, ansiedade, etc.), com a intenção de ajudar terapeutas a pensar possibilidades para diferentes perfis de clientes e objetivos.
Organizadora: Sabrina Martins Barroso