Coleção Cerebrus Pifadus + Roda dos pensamentos - Sinopsys Editora
0
Coleção Cerebrus Pifadus + Roda dos pensamentos

Coleção Cerebrus Pifadus + Roda dos pensamentos

Carmem Beatriz Neufeld e Aline Henrique Reis

ESGOTADO

SINOPSE

Neste kit você adquire a nova versão do recurso terapêutico Roda dos pensamentos, da BBDU, em conjunto com a coleção de livros infantis escritos pela pós-doutora em psicologia pela UFRJ, Carmem Beatriz Neufeld e pela doutora em psicologia pela UFRGS, Aline Henriques Reis: Coleção Cerebrus Pifadus, que aborda as distorções cognitivas de forma lúdica e voltada para a linguagem infantil.


CONHEÇA O KIT

Roda dos pensamentos


Elaborada para que, de forma lúdica e criativa, o terapeuta possa acessar, monitorar e trabalhar os pensamentos e distorções cognitivas.

Pensamentos da roda: Pensamentos bons, pensamentos que confundem, pensamentos que ajudam, pensamentos que dão medo, pensamentos que atrapalham, pensamentos ruins e pensamentos que paralisam.

Coleção Cerebrus Pifadus


Esta coleção aborda as distorções cognitivas de uma forma divertida e com fácil compreensão. Além de explicar o que são assuntos como pensamento dicotômico, visão em túnel, raciocínio emocional, leitura mental, personalização e catastrofização, ele também mostra como superar esses problemas, sendo assim um ótimo auxílio para psicoeducar crianças.

Irracionalien: vencendo o raciocínio emocional: O raciocínio emocional é uma distorção cognitiva que leva as pessoas a pensarem conforme a tonalidade emocional que vivenciam em um dado momento. Por exemplo, se estão ansiosas ou preocupadas, é sinal de que algo ruim vai acontecer. O Irracionalien fez Murilo acreditar que os amigos tinham ciúmes e estavam contra ele. Para enfraquecer o alien, o menino usou a análise racional, ou seja, refletiu sobre explicações alternativas para o comportamento dos amigos que não aquele que sentia como sendo verdade. Os temas abordados são frustração, merecimento, autoindulgência e desconfiança.

Adivinhalien: reestruturando a leitura mental A leitura mental é uma distorção cognitiva muito frequente. É muito comum pensarmos que sabemos o que os outros estão pensando. Às vezes, até estamos certos, mas o problema é que não temos como ter certeza e passamos a agir como se o que acreditamos fosse verdade. Nesta história, quando o Adivinhalien ganhou força, Bruna começou a pensar que a mãe sabia sobre um segredo que estava guardando e Tainá pensou que Bruna não era mais amiga dela.

Culpalien: lidando com a personalização: A distorção cognitiva personalização faz com que acreditemos que o comportamento dos outros se deve a algo que fizemos e, em geral, nos faz sentir temerosos ou culpados. A história apresenta o Culpalien que, ao se aproximar de Sandra e Giovana, influencia a maneira como as meninas percebem os acontecimentos. Podem ser identificadas crenças centrais subjacentes que envolvem a ideia de inferioridade, inadequação e incapacidade, trazendo ainda a temática de fracasso e defectividade.

Ceguetalien: flexibilizando a visão em túnel: Esta história ilustra a distorção cognitiva visão em túnel. Essa distorção faz com que prestemos atenção aos aspectos negativos de uma situação, ignorando explicações mais realistas e aspectos positivos presente. Neste livro, os pais de Jorge cometem um erro com o filho: prometem algo que não cumprem. Diante disso, o Ceguetalien se torna forte e presente nos pensamentos do menino que passa a sentir muita raiva dos pais e passa a acreditar que não pode mais confiar neles, além de ter a ideia de que não tem valor para eles.

Exageradalien: lidando com a catastrofização: Esta história ilustra a distorção cognitiva catastrofização. Quando fazemos essa distorção, pensamos que algo muito ruim acontecerá e que não teremos recursos para lidar com isso. Este livro traz o Exageradalien, que perturba o personagem Bruno que precisará ir a um acampamento, mas não quer ir por acreditar que passará vergonha devido à dependência que tem da mãe para realizar atividades cotidianas. Temas importantes, como aquisição de autonomia, autoeficácia, autoconfiança são apresentados neste volume.

Extremalien: vencendo o pensamento dicotômico: Esta história ilustra a distorção cognitiva pensamento dicotômico, também chamada de pensamento preto ou branco ou ainda tudo ou nada, que nos leva a perceber as situações em dois extremos, em vez de um continuum. Este livro traz o Extremalien, um alienígena que cresce e influencia nossos pensamentos, nos conduzindo à ideia de que uma situação pode ser de um jeito e de outro. Temas como autoeficácia, autoestima e autoconfiança são abrangidos neste volume.

CONHEÇA AS AUTORAS DA COLEÇÃO


Carmem Beatriz Neufeld
Livre-Docente pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo Comportamental - lapicc-USP. Vice-presidente da Associação Latinoamericana de Psicoterapias Cognitivas (gestão 2015-2018). Bolsista produtividade do cnpq. Terapeuta Cognitiva Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas com mais de 20 anos de experiência clínica.

Aline Henriques Reis.
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; especialista em Psicologia Clínica na Abordagem Cognitivo-Comportamental pela Universidade Federal de Uberlândia; formação em Terapia do Esquema pela Wainer e Piccoloto Centro de Psicoterapia; professora Adjunta do curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; terapeuta Cognitiva Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas com mais de 15 anos de experiência clínica.

Veja também

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?