Com o objetivo de auxiliar a prática clínica, este kit reúne o livro Tarefas terapêuticas em clínica cognitivo-comportamental, que propõe dentre as diferentes temáticas, tarefas relacionadas às crenças, esquemas e pensamentos e, o Baralho dos pensamentos automáticos negativos: promovendo a reestruturação cognitiva, que é uma ferramenta lúdica essencial para trabalhar as distorções cognitivas.
CONHEÇA O KIT
Baralho dos pensamentos automáticos negativos: promovendo a reestruturação cognitiva
Os pensamentos automáticos negativos são falhas no processo de percepção e interpretação das informações e situações vivenciadas pelos sujeitos que influenciam os seus sentimentos e comportamentos diante dessas situações. Também chamados de distorções cognitivas, esses padrões de pensamento favorecem tanto o desenvolvimento de transtornos psicológicos como a sua manutenção. Pensado para ser uma ferramenta para estimular o empirismo colaborativo e facilitar o processo terapêutico, este baralho auxilia no tratamento dos pensamentos automáticos negativos de forma interativa, colaborando para o empirismo colaborativo e a descoberta guiada.
Autora: Arlete Beatriz Klauck.
Tarefas Terapêuticas para Clínica Cognitivo-Comportamental
Ao longo do livro, foram agrupadas propostas de tarefas terapêuticas, organizadas por faixas de desenvolvimento (crianças e adolescentes e adultos) e por temáticas frequentes em atendimentos clínicos (autoconhecimento, psicoeducação, ansiedade, etc.), com a intenção de ajudar terapeutas a pensar possibilidades para diferentes perfis de clientes e objetivos.
As tarefas terapêuticas são atividades de variados níveis de complexidade, que devem ser realizadas por clientes ao longo do tempo entre sessões, seja promovendo a sensibilização para uma temática, ampliando o repertório de comportamentos, organizando pensamentos e emoções ou cumprindo outra função relacionada à demanda do caso.
Organizadora: Sabrina Martins Barroso.