Visando a reestruturação cognitiva, este kit dispõe de diversos materiais — lúdicos e teóricos, embasados na terapia cognitivo-comportamental (TCC) — para apoiar o trabalho em clínica. Ele proporciona a psicoeducação em relação a pensamentos e crenças e estimula o engajamento do paciente.
CONHEÇA O KIT
Estratégias psicoterápicas e a terceira onda em terapia cognitiva
Este é um compêndio avançado das mais recentes inovações na TCC e nas modalidades de terapia da terceira onda. O material aqui apresentado esclarece tanto os novatos quanto os especialistas, abrangendo uma ampla variedade de abordagens psicoterapêuticas em todas as fases da vida, de modo que será útil tanto para aqueles que trabalham com crianças e adolescentes quanto aos que trabalham com adultos. Seus capítulos oferecem uma análise profunda das estratégias terapêuticas fundamentais, como entrevista motivacional, estratégias emocionais e mindfulness; a reestruturação cognitiva; o treinamento de habilidades sociais e a solução de problemas; a terapia do esquema, terapia comportamental dialética, modificação do viés de atenção e terapia de aceitação e compromisso.
Organizador: Wilson Vieira Melo.
Jogo das Crenças
Esse jogo foi pensado a partir dos dois grupos de crenças centrais identificados por Judith Beck (BECK, 1995), e posteriormente ampliados para três (KNAPP.2004): desamor, desvalor e desamparo. O Jogo das Crenças é um instrumento que elucida as crenças centrais, instrumentalizando o processo de identificação, de modo a facilitá-lo e torna-lo mais lúdico e ilustrativo para o paciente.
Autoras: Camila Stor de Aguiar e Nathália Della Santa Melo Dantas.
Baralho do modelo cognitivo para adultos: psicoeducação dos pensamentos, sentimentos e comportamentos
É um instrumento desenvolvido para auxiliar os psicólogos clínicos que trabalham com TCC a tornar a psicoeducação um processo mais lúdico. Idealizado para adolescentes e adultos, busca, por meio da apresentação de situações do cotidiano, facilitar o aprendizado sobre o modelo cognitivo de forma dinâmica. Pretende fomentar a compreensão sobre o que são pensamentos, sentimentos e comportamentos, assim como deixar clara a influência que eles estabelecem entre si. Trata-se de um instrumento complementar na psicoterapia. Ao visualizar de forma prática e simples o modelo cognitivo, é possível estimular o engajamento do paciente à terapia e, por consequência, promover melhores resultados no processo terapêutico.
Autoras: Camila Stor de Aguiar e Nathália Della Santa Melo Dantas.
Enfrentando Pensamentos Negativos - 100 Cards para Contestar Distorções Cognitivas
Estes cards têm a proposta de servir como recurso de autoajuda baseada em evidências científicas para lidar com distorções cognitivas, pensamentos autodepreciativos e outros conteúdos cognitivos que dificultam a vida das pessoas. São oferecidas informações psicoeducativas, dicas de manejo, frases de estímulo e estratégias para lidar melhor com as distorções cognitivas e pensamentos negativos.
Autores: Laura Pordany do Valle, Ramiro Figueiredo Catelan e Vitor Rocco Torrez.
Jogo Quem Eu...
O objetivo deste jogo é ser usado em psicoterapia com atendimento cognitivo-comportamental para o público adolescente/adulto, ele visa coletar informações sobre a visão que o paciente tem sobre ele no passado, no presente e no futuro. Com as informações descritas o terapeuta trabalha a reestruturação cognitiva e utiliza as respostas para plano de tratamento, metas e prevenção a recaída.
Autora: Mayara Techio.