Entrevista terapêutica: passo a passo para a adesão na DBT - Sinopsys Editora
51 3600.6699 Atendimento personalizado disponível de segunda a sexta das 8h às 18h(exceto feriados).
Olá, Faça seu login

Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada

Voltar
0
0
Entrevista terapêutica: passo a passo para a adesão na DBT

Entrevista terapêutica: passo a passo para a adesão na DBT

05 de Janeiro de 2026

Na terapia comportamental dialética (DBT, do inglês dialectical behavioral therapy), o pré-tratamento – em que está incluída a entrevista terapêutica – se refere ao processo inicial que ocorre antes que comece formalmente a terapia.


As primeiras entrevistas são cruciais, pois fundamentam as bases para o êxito do tratamento. Por meio delas, é estabelecida uma relação terapêutica sólida e se cria um ambiente seguro e de confiança para o cliente.


Além disso, obtém-se informação relevante sobre a história pessoal e os antecedentes do cliente, o que ajuda o terapeuta a compreender melhor sua situação e elaborar um plano de tratamento individualizado.


As entrevistas também oferecem a oportunidade de estabelecer expectativas claras e definir os limites do processo terapêutico, o que contribui para criar um quadro de trabalho efetivo.


Por onde começar?


A coleta de dados nas primeiras entrevistas permite obter informações relevantes sobre o cliente, sua história pessoal, antecedentes familiares e sociais, assim como suas circunstâncias atuais.


As informações obtidas proporcionam ao terapeuta uma visão geral do cliente e lhe ajudam a compreender as dificuldades e os desafios que enfrenta.


Além disso, essas informações são fundamentais para estabelecer um plano de tratamento individualizado e adaptado às necessidades específicas do cliente. É essencial poder compreender os aspectos sociodemográficos, econômicos, religiosos, culturais e subculturais de cada cliente.


Há quatro passos essenciais. Para começar, o terapeuta se apresenta, abordando qual será o objetivo dos primeiros encontros. Para poder dar continuidade, a pergunta inicial se refere a como o cliente gostaria de ser tratado ou chamado, segundo sua autopercepção. É muito importante poder respeitar a orientação sexual e o gênero autopercebido pelo cliente.


Na sequência, o terapeuta deve fazer perguntas relacionadas com moradia, trabalho, tempo livre, grau de escolaridade alcançado, religião. Por fim, uma questão muito importante é sobre a família de origem e as pessoas com as quais convive.


O objetivo do terapeuta em DBT, em primeiro lugar, é oferecer um espaço no qual os clientes sintam-se confortáveis e protegidos e promover a abertura e a confiança necessárias para abordar seus problemas emocionais e de conduta.


Além disso, um ambiente seguro promove a relação terapêutica, já que os clientes se sentem apoiados, compreendidos e validados pelo terapeuta. Isso facilita a comunicação efetiva e a colaboração entre ambas as partes.


O ambiente seguro também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade dos pacientes, o que contribui para melhorar seu bem-estar geral e sua capacidade para enfrentar os desafios do tratamento.


Lançamento


Esses e outros assuntos são aprofundados no livro ‘Entrevista terapêutica em casos complexos: pré-tratamento e orientações sob a perspectiva da DBT’, de autoria do psicólogo Victor Hugo Fabris e publicado pela Sinopsys Editora.


De forma clara e acessível, a obra apresenta a importância do pré-tratamento em DBT – etapa decisiva, porém pouco explorada por outros autores. Também são introduzidos elementos essenciais da estrutura da abordagem, como grupo de habilidades, regras de funcionamento, coaching telefônico, registro diário e o plano de crise.


Mais do que um protocolo, o conteúdo revela como a primeira entrevista molda todo o percurso terapêutico e fundamenta o sucesso da intervenção. Uma leitura indispensável para profissionais que desejam aprofundar sua prática clínica e compreender, em profundidade, os alicerces da DBT.




Outras do Blog

Tags

psicologia, psicoterapia, entrevista terapêutica, pré-tratamento, terapia comportamental dialética, DBT, relação terapêutica

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?