PROADE - Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Sinopsys Editora
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PROADE - Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares Anos Iniciais do Ensino Fundamental

PROADE - Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Stella Maris Cortez Bacha e Maria Rita Figueiredo Toledo Volpe

ESGOTADO

SINOPSE

Apresentamos a PROADE − Proposta de Avaliação das Dificuldades Escolares − como instrumento fonoaudiológico para avaliar alunos brasileiros dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) com queixa de dificuldade de aprender na escola.É uma proposta de avaliação qualitativa e individual, que abrange aspectos do aprendizado e do desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática, para cada ano escolar, complementada com a avaliação da linguagem oral e de outros aspectos fonoaudiológicos, como: fluência, voz e motricidade orofacial. A PROADE busca oferecer aos fonoaudiólogos e profissionais de áreas afins (psicólogos, psicopedagogos, dentre outros) subsídios sistematizados para sua aplicação e interpretação dos resultados, bem como conhecer, de forma mais detalhada possível, o processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, sem a intenção de nivelar ou classif car, mas sim para se ter argumentos para se propor uma intervenção mais diretiva, que contribua com o progresso do aluno como um todo, incluindo-se o escolar.Destacamos que a interpretação dos resultados estará, inevitavelmente, na dependência da formação do profissional e da compreensão/conhecimento que ele tem dos aspectos avaliados. Os aspectos avaliados e os instrumentos propostos na PROADE são:

• Informações Iniciais e anamnese
• Aspectos psicossociais e comunicativos gerais
• Linguagem oral
• Leitura oral
• Escrita
• Aprendizagem em matemática 
• Material escolar e outros documentos• 

Rotina escolar A PROADE é composta por dois cadernos. O Caderno 1 contém a Apresentação e os Componentes, com as orientações para aplicação, os roteiros de registro de análise das atividades propostas, bem como com as considerações teóricas pertinentes aos aspectos avaliados, visando a explicar os procedimentos da avaliação, bem como a orientar o diagnóstico e as propostas de intervenção. O Caderno 2 é de Aplicação, com as atividades avaliativas para cada ano escolar. 


AUTORAS
Stella Maris Cortez Bacha e Maria Rita Figueiredo Toledo Volpe


DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9788565027113
Formato: 21 X 28cm | 2 vol: 68 + 76 Páginas 
Acabamento: Brochura

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