Desde a infância, a forma como o indivíduo se relaciona com os outros influencia no desempenho acadêmico e em todos os aspectos de sua vida. Nesse sentido, ter um bom repertório de habilidades sociais tem sido considerado um fator de proteção para a criança (Ferreira & Marturano, 2002). Para que haja uma convivência cotidiana agradável por meio da qual a pessoa possa desenvolver amizades e obter status no grupo com colegas e adultos, ela necessita de um repertório razoável de habilidades sociais, como: comunicação, expressividade e desenvoltura nas interações. Caso contrário, pode haver um comprometimento nestas relações gerando sofrimentos desnecessários (Del Prette & Del Prette, 2011).
O Socialize-se: um jogo para aprender a se relacionar, é um jogo terapêutico composto de cartões ilustrados, cartas-respostas e quadro de pontuação de cores, além de outros materiais que apoiam os jogadores na aprendizagem de novos comportamentos sociais.
O objetivo do jogo é abordar pensamentos e emoções típicas de crianças diante de cenas e contextos sociais específicos, bem como educar sobre o comportamento assertivo nessas situações. O jogo convida a criança a pensar sobre qual comportamento deverá realizar frente à situação apresentada através de um cartão ilustrado, como, por exemplo: "O que você faria se encontrasse um cachorrinho perdido na rua?". Dessa forma, o jogo estimula a criança a pensar em novas possibilidades de agir e refletir quando estiver frete a uma situação que lhe ative um comportamento impulsivo/agressivo e proporciona, através da encenação, treinar suas habilidades sociais.
O QUE VOCÊ ENCONTRA NESSE JOGO
21 cartões ilustrados com cenas e contextos.
48 cartas-respostas
Com comportamentos passivos, agressivos e assertivos.
3 fichas de voto.
1 termômetro de humor.
4 cartas com emoções.
1 manual de instruções.
CONHEÇA AS AUTORAS
Andressa Henke Bellé
Mestre em psicologia pela UFRGS, especialista em psicoterapia cognitivo comportamental pela Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS), graduação em psicologia pela UNISINOS, realizou curso de psicoterapia cognitiva no Beck Institute, sócia-proprietária do Instituto do Comportamento. Coordenadora do projeto socializa-se
Elisabete Schuh
Graduada em psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Membro da Comissão Organizadora de Cursos do Instituto do Comportamento. Atuou como Diretora de Arte no segmento gráfico por mais de 10 anos na região do Vale do Rio dos Sinos. Coordenadora do Projeto Socializa-se.
DADOS TÉCNICOS
Peso: 165g.