A Roda da Ansiedade foi criada para ajudar a criança a pensar novas estratégias e auxiliar na sua autorregulação.
COMO UTILIZAR?
Na etapa de psicoeducação, gire a roleta com a criança e, dependendo de onde a seta parar, criem juntos situações que podem gerar ansiedade e que podem ser resolvidas com a opção na qual caiu. Vale simular a situação para deixar mais divertido. Depois, avaliem juntos se alguma alternativa não funcionaria para alguma das situações que foram sendo pensadas.
Outra forma de usar a ferramenta é fazer uma lista com todas as situações que a criança lembrar que podem deixá-la ansiosa. Em seguida, vocês giram a roda e, conforme a seta apontar para alguma alternativa, a criança avalia entre as situações qual a opção ajudaria a acalmar.
Posteriormente, peça para a criança montar a sua própria roda com estas ou outras estratégias que possam surgir ao longo do uso do instrumento e levar com ela como forma de lembrete sempre que precisar.
DADOS TÉCNICOS
Diâmetro: 12cm | laminação brilho F/V.| miolo papelão 1,65 mm
Seta: PS 1mm branca 4 x 1,5 cm, cantos arredondados, fixada com ilhós.