Com fundamentação da terapia cognitivo-comportamental (TCC), este é um kit completo para a prática clínica com crianças e adolescentes, dispõe de recursos lúdicos e livros infantis e um livro técnico para trabalhar diferentes transtornos, como a depressão e a ansiedade.
CONHEÇA O KIT
Sessões de psicoterapia com crianças e adolescentes: erros e acertos
A partir de exemplos clínicos e de precisos comentários explicativos, os momentos fundamentais da terapia são abordados: admissão, entrevistas iniciais, intervenção terapêutica e encerramento. Da mesma forma, são apresentados os procedimentos para os transtornos habituais da clínica infanto-juvenil: transtornos de ansiedade, do humor e problemas de conduta. Este livro relaciona a prática concreta com o suporte teórico e metodológico empiricamente validado.
Autores: Eduardo Bunge, Mariano Scandar, Francisco Musich, Gabriela Carrea.
Como sou? Como me vejo?
Fundamentado cientificamente na terapia cognitivo-comportamental, este jogo apresenta diversas possibilidades de intervenção, como psicoeducar sobre as emoções, monitorar o humor, verificar como o paciente se enxerga (visão de si); identificar pensamentos; psicoeducar o modelo cognitivo; realizar reestruturação cognitiva; identificar crenças e auxiliar no diagnóstico de transtornos alimentares.
Autora: Ariádny Abbud.
Baralho de problemas: lidando com transtornos da infância e adolescência em busca do bem-estar - 2ª edição
Com o objetivo de oferecer a psicólogos e psicopedagogos clínicos um instrumento de investigação dos problemas psicológicos que afetam a infância e a adolescência, esta 2ª edição vai além de uma boa descrição de como utilizar uma técnica lúdica que auxilia o terapeuta a desvendar os problemas apresentados por crianças e adolescentes. O baralho permite ao cliente selecionar frases que descrevem suas dificuldades afetivas, cognitivas e comportamentais, expressando-as de forma objetiva e clara, com base em uma tarefa de identificação de dificuldades ligadas aos transtornos psicológicos descritos nas cartas.
Autores: Renata Ferrarez Fernandes Lopes, Ederaldo José Lopes.
Pedrinho e o Supercalma: uma metáfora sobre o manejo da ansiedade
Este livro apresenta em forma de metáfora o manejo da ansiedade. Ele é uma viagem lúdica pelo mundo infantil. Com a chegada do Supercalma, Pedrinho, um menino que não para, consegue perceber seu comportamento agitado, devido à ansiedade, e aceitar a ajuda profissional, mudando sua forma de ver o mundo e de conviver com os amigos. Para os profissionais, uma variedade de exercícios no próprio livro e disponíveis para baixar no site é ferramenta fundamental que auxiliará no manejo da ansiedade.
Autoras: Aline Fernandes da Silva Pereira, Hildes do Amparo Delduque Farina e Nazaré Maria de Albuquerque Hayasida.
Posso ser feliz: vencendo a depressão na infância
Kelvin era um menino que não brincava, ia com muita dificuldade para a escola e não tinha vontade de fazer nada. Estava com depressão e se encontrava desamparado para lidar com as emoções de tristeza, raiva e rejeição que sentia. Com a ajuda da psicóloga, o menino consegue olhar para sua vida e para os problemas familiares que enfrenta, e acaba superando o estado depressivo. Sua visão de mundo, antes cinza e apagada, passa a ser colorida, pois Kelvin adquire um olhar diferenciado, uma visão mais positiva da vida, compreendendo que pode ser feliz.
Autora: Aline Niemeyer.
Tatuagens das emoções: Depressão e Ansiedade
A Tatuagem da emoção é uma forma de motivar as crianças, adolescentes e também adultos a lembrarem de suas metas terapêuticas a partir de imagens, palavras ou frases que contém neste material. Tem como objetivo auxiliar no tratamento da ansiedade, depressão e dos elementos fundamentais da rotina. O terapeuta dará o sentido para imagem associando a história do paciente. O paciente colocará a tatuagem temporária para recordar dos itens da terapia, funcionando como um "cartão de enfrentamento" uma estratégia da Terapia Cognitivo-comportamental.
Autora: Jaqueline Malheiros.