O Sistema Único da Assistência Social (SUAS) prevê nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) a inclusão do profissional da Psicologia na composição da equipe mínima. Neste sentido, as práticas psicológicas na assistência social tornam-se um eixo de investigação e problematização no campo da Psicologia Social.
Os cursos de Psicologia, por exigência do MEC, tiveram que oferecer ênfases e, em função da grande demanda de profissionais nesta área a partir do SUS e do SUAS, muitos colocaram em seus currículos a ênfase em "formação em políticas públicas". Contudo, a produção de conhecimento é deficitária, o que acarreta em grande demanda por material bibliográfico.
Os profissionais interrogam-se constantemente sobre o lugar da psicologia nestes Centros. No sentido de contribuir com este debate propomos a obra "O Psicólogo e Políticas Públicas de Assistência Social", que reúne trabalhos 14 trabalhos inéditos de pesquisadores e profissionais da Psicologia.
CONHEÇA A AUTORA
Lílian Rodrigues da Cruz
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS - 1988), mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 1994), doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS - 2005) e Pós-doutora no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional - UFRGS (2011). Lecionou na Universidade de Santa Cruz do Sul (1996-2013). Faz parte do corpo docente do Programa de Psicologia Social e Institucional — Mestrado e Doutorado — e focaliza suas pesquisas no campo das políticas públicas de assistência social, educação e saúde. É, também, líder do grupo de pesquisa "Grupo de Estudos em Psicologia Social, Políticas Públicas e Produção de Subjetividades".
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9788532643971
Formato: 14 X 21cm | 240 páginas | Peso: 256g.
Acabamento: Brochura