Este é o primeiro livro escrito por autores brasileiros sobre a Psicologia das Habilidades Sociais, possibilitando ao leitor uma compreensão dos principais conceitos, das alternativas terapêuticas e educacionais de avaliação e de intervenção e o contato com a literatura clássica e atual nesta temática e outras afins.
O livro reflete também a experiência prática e de pesquisa dos autores. Destina-se a psicólogos, educadores, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e todos interessados nas relações interpessoais.
CONHEÇA O SUMÁRIO
Prefácio à quarta edição
Introdução
PARTE I – Habilidades sociais: história, conceitos e desenvolvimento
1. O desenvolvimento das habilidades sociais
2. Bases históricas da área de Treinamento de Habilidades Sociais
3. Modelos explicativos da área de Treinamento de Habilidades Sociais
4. Definições e conceitos da área de Treinamento de Habilidades Sociais
5. Componentes das habilidades sociais
PARTE II – Avaliação e promoção das habilidades sociais
6. Avaliação do desempenho social
7. Técnicas de Treinamento de Habilidades Sociais
8. Estrutura e dinâmica do Treinamento de Habilidades Sociais
9.Aplicações do Treinamento de Habilidades Sociais
Referências bibliográficas
Índice
CONHEÇA OS AUTORES
Almir Del Prette
Graduado em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Hoje, atua como pesquisador do CNPq, com experiência na área de Psicologia (ênfase em Processos Grupais e de Comunicação), com foco principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, intervenção em grupo e desenvolvimento interpessoal. Atua, também, como professor titular voluntário vinculado ao programa de Pós-graduação em Educação Especial e em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.
Zilda A. P. Del Prette
Graduada em psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e pós-doutorada em Psicologia das Habilidades Sociais pela Universidade da Califórnia. Hoje, atua como pesquisadora do CNPq e professora titular na Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi) e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE) e coordenadora de GT sobre Habilidades Sociais na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência em Relações Interpessoais, com foco principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, educação escolar, formação de professores e desenvolvimento interpessoal/socioemocional.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9788532621429
Formato: 13,7 x 21 cm | 208 páginas |