Com o objetivo de auxiliar o atendimento clínico infantil em casos de transtornos de alimentação e, também, transtornos de eliminação, esse kit é composto por diferentes recursos: um livro técnico teórico; um livro de psicoeducação que incentiva o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis na infância; um livro infantil que aborda a encoprese, especialmente quando esta ocorre por hábitos alimentares não saudáveis; e um card terapêutico da Ric Jogos, que, por meio da ludicidade, possibilita o diálogo sobre alimentação.
CONHEÇA O KIT
Transtornos psicopatológicos na infância e na adolescência
Este é um guia teórico para pensar diretrizes diagnósticas das psicopatologias contemporâneas. Consiste em uma atualização dos transtornos mentais mais prevalentes na infância e na adolescência, de acordo com as diretrizes do Manual estatístico de transtornos mentais - DSM-5. Abrange temas como transtornos de neurodesenvolvimento — transtornos disruptivos do controle do impulso e da conduta, transtornos de eliminação e transtornos de comunicação —, transtornos alimentares, uso e abuso de substâncias psicoativas e outros.
Organizadora: Luciana Tisser.
Pedro Não Quer Ir ao Banheiro
Este livro conta a história de Pedro, que manifesta as mesmas dificuldades que crianças com transtorno de eliminação, tais como: constipação, dor abdominal, vazamento das fezes na roupa, regressão para o uso da fralda, dor ao evacuar, e sentimentos de vergonha, medo e culpa. O livro psicoeduca sobre a Encoprese e lista possíveis causas para o que está acontecendo com Pedro. Explica, ainda, o modelo cognitivo comportamental e auxilia na identificação dos pensamentos e sentimentos associados ao transtorno ao propor atividades para que a criança fale, escreva ou assinale no livro o que ela acredita que pode estar acontecendo.
Autora: Ariádny Suci de Campos Abbud.
Qual a cor do seu prato?
Este livro é recheado de ideias e exercícios para profissionais, educadores e pais incentivarem hábitos saudáveis na alimentação infantil, que se inicia na gestação. As autoras respondem alguns questionamentos que surgem no dia a dia: Como podemos desenvolver hábitos saudáveis dentro do estilo de vida acelerado em que vivemos? Como podemos suprir as necessidades nutricionais de nossas crianças e colocar tantos conhecimentos em prática?
Autoras: Angélica Ozório Linhares e Raquel Barboza Lhullier.
Papo Alimentar: 100 cards para conversar sobre a alimentação
Este recurso possibilitará ao terapeuta e às crianças que, de forma lúdica, conversem sobre alimentação. E dessa forma, acessem as limitações e crenças da criança sobre esse processo, de modo que as intervenções possam ter mais eficácia e, consequentemente, o tratamento terapêutico seja mais efetivo.
Autora: Lívia Rodrigues.