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Annelise-Júlio Costa, Isabella Starling-Alves e Andressa Moreira Antunes
Disponibilidade: Em Estoque
SINOPSE
O autismo nível 1 de suporte é leve para quem? As dificuldades sociais e comunicacionais no autismo nível 1 podem, sim, causar sofrimento para autistas e seus familiares. O autismo nível 1 de suporte é persistente. Ele é parte do perfil do indivíduo e não pode - e nem deveria - ser removido. Por fim, o autismo nível 1 de suporte importa. Importa para autistas, seus familiares e rede de apoio, profissionais da saúde e para a sociedade em geral. Neste livro, buscamos destacar e ressaltar idiossincrasias do autismo nível 1 de suporte.
Na primeira seção deste livro, apresentamos a definição do TEA nível 1, suas diretrizes diagnósticas de acordo com o DSM-5R e seu diagnóstico diferencial através da avaliação neuropsicológica. Na segunda seção, tratamos sobre a relação do TEA nível 1 com diferentes perfis sociodemográficos e cognitivos. Falamos sobre a manifestação do TEA nível 1 em mulheres e da relação do TEA nível 1 com altas habilidades, funções executivas, linguagem e comunicação social, aprendizagem escolar, reatividade sensorial, teoria da mente e sintomas internalizantes. Na terceira seção, abordamos aspectos relacionados a como autistas nível 1 interagem com o mundo à sua volta. Os temas abrangem inclusão escolar, sexualidade e relacionamentos e mercado de trabalho. Na quarta seção do livro, apresentamos intervenções não-medicamentosas para o TEA nível 1, em particular, orientação de pais e terapia cognitivo-comportamental. Fechamos o livro com um espaço para que o autismo nível 1 seja discutido por quem tem lugar de fala: autistas nível 1. Além de pesquisadores e profissionais da saúde com amplo conhecimento teórico e know-how relativo à caracterização, diagnóstico e intervenção clínica para o TEA nível 1, nosso time de autores conta com diversos autistas nível 1.
Esperamos que este livro informe profissionais de saúde, educadores, redes de apoio, familiares e autistas. Os desafios relacionados ao autismo, em particular às políticas públicas voltadas para o TEA nível 1 de suporte, são diversos. Sabemos que este livro é uma iniciativa pequena. Ainda assim, esperamos que ela seja significativa para minimizar o mito de que o TEA nível 1 é “leve”.
Annelise Júlio-Costa
Doutora e Mestre em Neurociências (UFMG). Possui graduação em Psicologia (UFMG) e Farmácia - Habilitação em Análises Clínicas (Universidade José do Rosário Vellano). Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (Gestão 2020-2021). Tem interesses em neuropsicologia do desenvolvimento, cognição matemática, reabilitação neuropsicológica, genética e psicofarmacologia. Sócia da NeuropsicoterapiaBH.
Isabella Starling-Alves
Post-doc no Psychology & Human Development Department em Vanderbilt University. PhD em Educational Psychology na UW-Madison, USA, com bolsa CAPES. Mestre em Neurociências - UFMG, com bolsa CAPES. Graduada em psicologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH-UFMG). Assistente de pesquisa do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento de 2009 a 2017, sendo duas vezes bolsista de iniciação científica pelo CNPq e uma pela FAPEMIG. Assistente de pesquisa no EdNeuroLab - UW-Madison de 2017 a 2021. Tem interesses em neurociências, psicologia experimental, cognição numérica e modelos de aprendizagem.
Andressa Moreira Antunes
Doutoranda e Mestre em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente (UFMG). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Secretária Geral da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (Gestão 2015-2017). Tutora do Programa de Capacitação em Neuropsicologia realizado pela Federação das APAEs de MG. Membro do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (UFMG). Tem interesses em neuropsicologia do desenvolvimento, cognição numérica e genética do comportamento.
ISBN: 9786584793361
Formato: 17x24cm | 150 páginas | Peso:0,547kg
Acabamento: Brochura
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