O livro aborda a etiologia, diagnóstico, evolução e comorbidades mais comuns do TEA por meio de descrições das intervenções comumentes utilizadas, expondo desde tratamentos tradicionais, até os complementares e alternativos - psicossociais, farmacológicos, educacionais e treinos de habilidades sociais.
Também são explorados os aspectos mais frequentes da prática clínica, com exemplos de casos reais, de maneira a facilitar o trabalho do profissional em seu dia-a-dia.
Compondo a obra, há uma revisão dos critérios diagnósticos apresentados pelos manuais DSM-5 e CID-10 e elucidações acerca das diferenças e mudanças de nomenclatura que foram instauradas ao longo dos anos.
Durante a leitura, o profissional encontrará caminhos para realizar e/ou confirmar de maneira eficaz um diagnóstico fidedigno, além de exemplos detalhados sobre tratamentos fundamentos em evidências clínicas.
Desta forma, podemos considerar a obra como um guia completo que auxilia os profissionais com orientações para o diagnóstico e acompanhamento do TEA.
SUMÁRIO:
Capítulo 1. Descrição.
Capítulo 2. Teorias e modelos para o TEA.
Capítulo 3. Diagnóstico e indicação de tratamento.
Capítulo 4. Tratamentos para os sintomas principais e associados do TEA.
Capítulo 5. Referências.
Capítulo 6. Apêndice: Associações e recursos.
AUTORES:
Lisa Joseph
Psicóloga clínica infantil. Completou seu estágio de pós-doutorado na Brown University e na Unidade de Neurociência Pediátrica e Desenvolvimental do Instituto Nacional do Programa de Pesquisa Interna de Saúde Mental em Bethesda, MD, trabalhando com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do desenvolvimento. Seus interesses de pesquisa incluem comportamentos repetititvos e diagnóstico diferencial.
Latha Soorya
Psicóloga clínica e professora assistente de psiquiatria do Centro de Avaliação, Pesquisa e Tratamento de Autismo na Rusch University Medical Center (RUMC), Chicago, IL. É pesquisadora com expertise em avaliação e intervenções comportamentais baseadas em evidências para indivíduos com TEA. Seus interesses de pesquisa estão focados na eficácia de tratamentos ambulatoriais para indivíduos com TEA.
Audrey Thurm
Psicóloga infantil e pesquisadora na Unidade de Neurociência Pediátrica e Desenvolvimental do Instituto Nacional do Programa de Pesquisa Interna de Saúde Mental em Bethesda, MD. Seu foco de pesquisa é o TEA, especificamente o diagnóstico precoce. Seus estudos de investigação incluem a história natural do autismo e as desordens genéticas relacionadas, bem como os estudos de crianças em risco de desenvolver o TEA.
DADOS TÉCNICOS