Meu caderno de terapia é um instrumento que sintetiza o processo de terapia no protocolo TRI. Além de fortalecer exercícios das etapas T (trabalhe suas emoções), R (recicle seus pensamentos) e I (inove seus comportamentos), o material acaba por servir como uma interlocução entre família-criança-terapeuta e também como um registro da terapia ou mesmo um prontuário que o paciente leva consigo no desfecho do processo terapêutico.
+
Por que vou à terapia ? Crianças entendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental
Quando uma criança chega na terapia, muitas vezes tem dificuldade de entender o que é um terapeuta e o que será feito naquele espaço. Por vezes acredita que aquele espaço é meramente recreativo ou pode até entendê-lo como algo assustador em função de que ali serão abertas suas intimidades e dificuldades. "Porque vou à Terapia?: Crianças entendendo a terapia cognitivo-comportamental" ajuda o terapeuta, a família e a própria criança a dar significado a um momento que é recheado de novidades e que pretende auxiliar no sentido de reduzir o sofrimento de todos envolvidos. O livro, além de trazer material explicativo, também se propõe a ser interativo. A criança é estimulada a escrever sobre o seu processo fazendo conexão com aquilo que a história oferece. O material pode ser lido em etapas, de forma que cada parte seja trabalhada com a criança a partir de suas próprias vivências, sentimentos, pensamentos e comportamentos.
Autores
Renato M. Caminha
Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC-RS. Doutorando pela Universidade do Algarve (UALG), Portugal. Docente na área de psicoterapias cognitivas em vários estados brasileiros, América Latina e América Central. Conferencista internacional e professor convidado do mestrado em Psicopatologia da Infância e Adolescência na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. Diretor de ensino do InTCC-RS e diretor do ETCC Europa. Membro fundador e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), biênio 2005-2007. Membro da ALAPCO E ALAMOC. Criador do Programa TRI Clínico e Preventivo e autor de diversas obras referências na área de terapias cognitivas da infância e adolescência.
Marina G. Caminha
Psicóloga. Especialista em Terapias Cognitivo-Comportamentais pela UNISINOS-RS e Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Docente na área de terapias cognitivas em vários estados brasileiros, América Latina e América Central. Conferencista internacional na área de terapias cognitivas da infância e adolescência. Diretora do InTCCRS e do ETCC Europa. Coordenadora da especialização em terapias
cognitivas da infância e adolescência do InTCC-RS. Criadora do Programa TRI Clínico e Preventivo e autora de diversas obras referências na área de terapias cognitivas da infância e adolescência.