Luz, câmera e ação: filmes na prática clínica infantilEsta obra é um recurso de intervenção ou estratégia complementar no processo terapêutico infantil. Trabalhar com o universo infantil requer dinâmicas envolventes e motivadoras. Profissionais comprometidos com a infância e adolescência, por meio de filmes, auxiliarão outros profissionais oferecendo uma base teórica aliada à instrução de uma proposta lúdica com todo o guia para execução de filmes na prática clínica. As temáticas apresentação são: regulação emocional, luto, ansiedade, depressão, treinamento de pais, famílias reconstituídas, estereótipos e preconceito, habilidades sociais, psicologia escolar, bullying, psicologia positiva, histórias infantis, resiliência, esquemas.
Organizadora
Vanina Cartaxo
Terapias Cognitivo-Comportamentais: analisando teoria e prática por meio de filmes
Cotidianamente, notamos em algumas situações a identificação das pessoas com os personagens de tal filme ou série. Esse tipo de semelhança coopera para o processo de psicoeducação tanto para os clientes, que estão em terapia, quanto para os estudantes e profissionais da área de saúde mental, que pretendem compreender os pressupostos teóricos e suas interfaces práticas das abordagens cognitivo-comportamentais.
Nesta obra, a aproximação com o leitor se dá, principalmente, pela maneira como as teorias são explanadas e ilustradas por meio de filmes, comparando-as a situações cotidianas abordadas em cada capítulo.
Para tanto, os autores colaboraram tornando este livro uma ferramenta de qualidade, pluralidade, conhecimento e aplicação prática, recheado pelo entretenimento e diversão dos filmes escolhidos. Assim, concretiza-se a proposta de refletir sobre as TCCs, de maneira significativa e leve ao mesmo tempo.
Organizadores
Bruno Luiz Avelino Cardoso
Psicólogo. Vice-delegado da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) no Maranhão, Doutorando em Psicologia (Comportamento social e processos cognitivos) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Psicologia (Processos clínicos e saúde) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com estágio de pesquisa sobre violência e habilidades sociais na UFSCar. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP (IWP/FACCAT). Diretor acadêmico e sócio fundador do Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ITPC). Membro do Grupo de Pesquisa Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS, UFSCar) e do Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção da Saúde no Ciclo de Vida (GEPPSVida, Universidade de Brasília). Professor convidado de cursos de Especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais.
Janaína Bianca Barletta
Psicóloga. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental com certificação da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Especialista em Psicologia Clínica da Saúde pela UnB e em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG-CESSR). Possui Título de Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Foi delegada da FBTC no DF entre os anos de 2015 e 2018. Participa do Grupo de Trabalho (GT) Relações Interpessoais e Competência Social da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). É pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo de Vida (GEPPSVida-UnB) e do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC). Supervisora da prática clínica em TCC e Psicologia da Saúde.