Composto por um baralho Sinopsys, um jogo da Terapia Criativa, três livros infantis Sinopsys e dois recursos terapêuticos, este kit visa auxiliar as crianças, bem como os pais, a lidarem e dialogarem sobre os processos de separação e divórcio de forma lúdica. Além disso, ele incentiva que a criança se expresse, permitindo que o terapeuta compreenda suas relações familiares, os estilos parentais, as emoções e o quanto ela compreende as mudanças que irão acontecer. Assim, este é um kit para tornar o divórcio de forma responsável, pensando, também, nas condições emocionais dos filhos.
CONHEÇA O KIT
Baralho de investigação dos estilos parentais
Este é um instrumento que busca auxiliar as crianças a expressarem suas percepções sobre as principais práticas parentais observadas em seu ambiente familiar. Além disso, trata-se de uma ferramenta que auxilia o aplicador a identificar quais práticas parentais são mais ou menos prevalentes e por quem são exercidas, facilitando, assim, a coleta de elementos que vão sugerir o estilo parental predominante.
Autoras: Nathalia Della Santa e Lara Brasileiro.
VAI E VEM: Conversando sobre o divórcio com crianças e adolescentes
O rompimento de um casamento implica em luto para as crianças e adolescentes. Há perda da rotina, dos papéis construídos e constituídos. Sentem que estão perdendo sua família. E agora ficam num vai e vem entre casas, entre estilos de vida, e às vezes entre conflitos e alívios. "Vai e Vem" é um jogo com cartas sobre pais, irmãos, brigas, escola, amigos, e família, entre outros assuntos, para promover uma conversa leve sobre as angústias do divórcio com crianças e adolescentes, enquanto você terapeuta reúne as informações necessárias para ajudá-las a encontrar um significado para as mudanças que estão vivendo.
Autoras: Camilla Volpato, Gabriela Patricio e Maria Catarina.
Bing e o enigma dos PAÍSes que se separam
Este livro tem por objetivo ser um instrumento para facilitar o processo de mudança e adaptação, tanto na ocasião do divórcio quanto na chegada de novos cônjuges na vida dos pais. A metáfora da dupla nacionalidade, usada para a criança que passa a ser parte de dois mundos distintos após a separação dos seus pais, permite tratar de temas delicados de forma lúdica. Auxilia na percepção e na comunicação sobre o que está incomodando e no estabelecimento de regras, limites, direitos e responsabilidades em cada um dos mundos. Permite a observação das semelhanças e das diferenças entre eles.
Autora: Ronit Mazer Sauerman.
Bing e o pequeno alienígena alienado
Este livro apresenta um olhar sobre a alienação parental e sobre a mágica transformação que pode acontecer quando o bem-estar e os direitos da criança são colocados em primeiro lugar. Na história, o pequeno alienígena alienado chega à escola de Bing, que descobre que, assim como os seus pais, os de Ali também são separados. A amizade foi instantânea! Porém, havia uma diferença. Enquanto Bing viajava livremente entre os planetas para conviver com o seu pai e a sua mãe, Ali não queria ou não podia falar com o seu próprio pai. Entre nessa história e saiba que é possível resolver essas questões procurando ajuda e conselhos certos.
Autoras: Ronit Mazer Sauerman e Ruth Berenice Lass.
A casa caiu
Esta é a história de uma família que passou pelas dúvidas e inquietações de um processo de separação do casal e que precisa se adaptar à realidade pós-divórcio e a sua nova configuração. O objetivo deste livro é estimular os pais a assumirem um divórcio responsável, servindo como um fator de amadurecimento, conservando os afetos e o convívio saudável. É uma oportunidade para as crianças ter livre acesso a emoções e pensamentos que envolvem a temática e expressá-los de forma prática e lúdica em busca de adaptação e ressignificação.
Autoras: Cris Manfro e Vanina Cartaxo.
Pais separados (filhos respondem)
Se a emoção é tão importante, não seria igualmente importante saber o que se passa na mente das pessoas sobre um assunto tão delicado como a separação? Este é um recurso para promover o diálogo, a fim de melhorar as condições emocionais dos filhos e ampliar a compreensão deles sobre a separação.
Autor: Julio Cesar Luchmann.
Pais separados (pais respondem)
Lidar com as mudanças emocionais e sociais dos filhos, após a separação dos pais, pode ser um desafio. Este é um recurso de reflexão para os pais. Por meio dela, pretende-se criar um espaço de diálogo no qual seja possível transformar o processo de separação em algo que todos, apesar das divergências e diferenças, possam aprender a conviver..
Autor: Julio Cesar Luchmann.