Neste kit você adquire um livro técnico, um Ricard’s e um recurso terapêutico da Ric Jogos para trabalhar relações familiares e as diversas questões que surgem neste contexto. Os produtos que compõem o kit são: Terapias cognitivo-comportamentais para casais e famílias: bases teóricas, pesquisas e intervenções, Relação Familiar: Cards para pensar e conversar sobre a nossa família e o recurso Árvore da família.
CONHEÇA O KIT
Terapias cognitivo-comportamentais para casais e famílias
O livro reúne reflexões e apontamentos realizados por pesquisadores no Brasil e no exterior. É organizado em quatro partes, orientadas por objetivos específicos. Na primeira parte, composta por seis capítulos, visa apresentar os modelos contemporâneos com casais e famílias a partir da discussão de aspectos teóricos introdutórios para a compreensão da intervenção e dinâmica conjugal e/ou familiar. Com o propósito de apresentar os aspectos centrais dos processos terapêuticos com casais e famílias, a segunda parte da obra contempla seis capítulos relacionados às questões éticas, jurídicas, avaliação, técnicas e recursos que podem ser aplicados contextualmente aos casos atendidos pelos terapeutas familiares e conjugais. Na terceira parte, composta por cinco capítulos, os autores trazem contribuições fundamentais para a compreensão do exercício da parentalidade e conjugalidade. Por fim, a quarta parte do livro, com cinco capítulos, são discutidos alguns aspectos específicos para o manejo e prevenção de saúde em casais e famílias.
Autores: Bruno Luiz Avelino Cardoso e Kelly Paim.
Relação Familiar: Cards para pensar e conversar sobre a nossa família
Cada família tem uma história, uma configuração e formas de se relacionar que são únicas. Pensando nisso, este recurso conta com perguntas que auxiliam na compreensão das relações familiares, no diálogo e no cuidado às famílias.
Além da abrangência das perguntas e das diferentes possibilidades de intervenção e diálogo que elas proporcionam, o material abarca diferentes pontos das relações da família e pode ser amplamente utilizado por diferentes membros e configurações familiares.
Autores: Bruno Luiz Avelino Cardoso e Isabela Pizzarro Rebessi.
Árvore da família
A árvore da família é um recurso terapêutico para ser utilizado em atendimentos de crianças e adolescentes e em orientação de responsáveis. Pode ser aplicada inicialmente com a criança/adolescente em particular e na sequência com os pais/cuidadores. Isso permitirá que o (a) psicólogo (a) entenda o funcionamento de cada membro da família e assim possa orientar como podem construir uma relação mais funcional.
As reflexões proporcionadas pelas etapas de montagem da árvore devem ser registradas de forma colaborativa avaliando como a família percebeu: evento, emoções, reações físicas, comportamentos de resposta e como eles avaliam a situação.
Autora: Livia da Silva Marques