Kit Burnout - Sinopsys Editora
0
Kit Burnout

Kit Burnout

ESGOTADO

SINOPSE

A Síndrome de BURNOUT em professores do ensino regular: Pesquisa, Reflexões e enfrentamento
O conteúdo aborda a Síndrome de Burnout, tendo como foco os profissionais do magistério. Os seis capítulos do livro refletem, concomitantemente, um bem sucedido esforço de pesquisa, de reflexão e de replicação de conhecimentos que favorecem a humanização do posto de trabalho docente.
A ideia de produzir a presente obra teve origem na Dissertação de Mestrado: Índice de Burnout em Professores da Rede Publica de Ensino, de autoria de Gisele Cristine Tenório de M. Levy, orientada por Francisco de Paula Nunes Sobrinho, Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós Graduação em Burnout Educação. O interesse dos autores, em cada capítulo do livro, foi seguir caminhos já trilhados por outros pesquisadores, com destaque para a escolha de modelos conceituais que orientem reflexões e ações de enfrentamento da Síndrome do Burnout.
No percurso da obra foram revisadas as técnicas de enfrentamento da síndrome e procedimentos associados a critérios de avaliação de sintomas, além da construção de instrumentos de medidas do índice de Burnout. O capítulo final é destinado, exclusivamente, aos professores e aponta sugestões para prevenir e enfrentar a Síndrome de Burnout. Os autores expressam interesse na apropriação do conhecimento científico produzido sobre o tema, com vistas à proposição de políticas públicas orientadas para a melhoria das condições de trabalho docente.

ORGANIZADORES
Francisco de Paula Nunes Sobrinho
Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Ergonomista certificado pela Associação Brasileira de Ergonomia ABERGO/Conselheiro Científico - Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-graduação em Políticas Publicas e Formação Humana (PPFH).

Gisele Cristine Tenório de Machado Levy
Bióloga pela Universidade Gama Filho, Psicóloga pela Universidade Estácio de Sá, Pós Graduada em Psicanálise pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de janeiro (PROPED), Doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de janeiro. Pesquisadora NUPI Núcleo Pedagogia Institucional da Faculdade de Educação da UERJ.

+

Terapia cognitivo-comportamental na síndrome de Burnout: conceitualização e intervenções
O trabalho e sua produtividade representam importante papel na saúde, autoestima e bem-estar entre os seres humanos. A motivação laboral não se relaciona apenas à sobrevivência, mas também ao alcance de realizações pessoais, beneficiando o indivíduo e a sociedade. Assim, qualquer obstáculo que interfira negativamente nesta relação positiva entre o homem e o seu exercício profissional poderá gerar sofrimento, estresse e até mesmo doenças com impacto nos meios de produção. Esta obra representa uma valiosa contribuição sobre a síndrome de Burnout (SB). Seu conteúdo, apresentado em 15 capítulos por especialistas de diferentes países, oferece o estado da arte sobre revisão teórica, empírica e prática clínica relacionadas à SB, conferindo a esta publicação um status teórico-empírico de nível internacional. É recomendada não somente a professores e pesquisadores, mas também a graduando das áreas de saúde e empresarial interessados no tema.

ORGANIZADORA
Anelisa Vaz de Carvalho
Doutora em Ciências na área de Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências na área de Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da USP. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Supervisora de estágio clínico e colaboradora de pesquisa do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Universidade de São Paulo - LaPICC-USP. 

Veja também

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?