Para auxiliar o processo de reestruturação cognitiva, foram combinados o livro Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental e o Baralho de pensamentos automáticos negativos, tendo como foco a identificação e a psicoeducação dos pensamentos disfuncionais automáticos.
CONHEÇA O KIT
Baralho dos pensamentos automáticos negativos: promovendo a reestruturação cognitiva
Os pensamentos automáticos negativos são falhas no processo de percepção e interpretação das informações e situações vivenciadas pelos sujeitos que influenciam os seus sentimentos e comportamentos diante dessas situações. Também chamados de distorções cognitivas, esses padrões de pensamento favorecem tanto o desenvolvimento de transtornos psicológicos como a sua manutenção. Pensado para ser uma ferramenta para estimular o empirismo colaborativo e facilitar o processo terapêutico, este baralho auxilia no tratamento dos pensamentos automáticos negativos de forma interativa, colaborando para o empirismo colaborativo e a descoberta guiada.
Autora: Arlete Beatriz Klauck
Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental
As queixas que surgem nos diversos contextos clínicos são bastante semelhantes e, em geral, observa-se a necessidade de esclarecer ao cliente sobre as mesmas para a adesão e efetividade do tratamento. No entanto, nem sempre se encontra material apropriado ao cliente, de modo que a linguagem seja acessível e, de fato, atenda às demandas do caso. Este livro, com textos psicoeducativos baseados na TCC e voltado para uma variedade de queixas, é bastante útil. O material que consta nele ajudará terapeutas e clientes no esclarecimento de uma série de queixas comuns em diversos contextos, facilitando o curso do tratamento e sua efetividade, sendo um complemento básico no processo terapêutico.
Autores: Marcele Regine de Carvalho, Lucia Emmanoel Novaes Malagris e Bernard P. Rangé.