Este kit fornece diferentes instrumentos baseados na terapia cognitivo-comportamental (TCC) para auxiliar terapeuta, cliente e suas famílias a lidarem e compreenderem o transtorno alimentar restritivo/evitativo (TARE) de forma lúdica e simples. Assim, por meio de jogos e recursos, permite um tratamento mais eficaz.
CONHEÇA O KIT
Baralho da evitação alimentar: tratando pacientes com transtorno alimentar restritivo/evitativo
O Baralho da evitação alimentar: tratando pacientes com transtorno alimentar restritivo/evitativo surge como uma necessidade na clínica terapêutica, uma vez que as demandas das dificuldades alimentares aumentam a cada dia e as opções de recursos para lidar com tal queixa são escassas. Este baralho engloba todas as fases do tratamento por meio da terapia cognitivo-comportamental, possibilitando realizar uma intervenção psicológica completa que inclui psicoeducação, reestruturação cognitiva, exposição e desafios, além de abranger pacientes de diferentes faixas etárias, desde a infância até a idade adulta.
Autoras: Ana Carla Gameleira, Lívia Rodrigues.
Comer, comer é o melhor para poder correr: entendendo os padrões de dificuldade alimentar
As dificuldades de alimentação dos filhos causam angústias aos pais, sendo queixa comum nos consultórios psicológicos. Este livro auxilia o terapeuta a abordar o tema junto às crianças e aos familiares, ensinando-os de forma lúdica a reconhecer as emoções e os pensamentos associados ao padrão alimentar, compreender a importância de uma alimentação equilibrada e elaborar um plano de ação baseado em técnicas cognitivo-comportamentais.
Autoras: Wandersonia Medeiros e Vanina Cartaxo.
Leandra, a experimentadora de comida de verdade
A seletividade alimentar é um comportamento típico infantil, especialmente na primeira infância, caracterizado por birras, recusas e resistência ao consumo de determinados alimentos. Motivo frequente de procura por consultórios psicológicos e nutricionais, essa demanda é de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Por isso, mais do que orientar a condução desse momento delicado, trabalhar de modo lúdico potencializa os resultados e torna a criança protagonista de seu processo de mudança.
Autoras: Joana Helena Siota e Paulina Ampessan Maccari.
Papo Alimentar: 100 cards para conversar sobre a alimentação
Este recurso possibilitará ao terapeuta e às crianças que, de forma lúdica, conversem sobre alimentação. E dessa forma, acessem as limitações e crenças da criança sobre esse processo, de modo que as intervenções possam ter mais eficácia e, consequentemente, o tratamento terapêutico seja mais efetivo.
Autora: Lívia Rodrigues.
Adesivos de Incentivo: Heróis da Saúde
Uma boa alimentação passa por comer frutas e verduras, mas sabemos que nem sempre é fácil fazer com que as crianças queiram comer alguns de nossos heróis. Por isso criamos estes adesivos. Eles foram pensados para estimular a criança a se alimentar melhor, a ideia é combinar que depois que a criança comer 7 vezes a verdura do adesivo ela ganha ele como recompensa, que pode ser colado na geladeira, num caderno, numa tabelinha que vocês podem montar juntos ou onde mais vocês imaginarem!