Neste kit, composto pelo livro técnico Guia prático de formulação de casos em terapia cognitivo-comportamental e pelo recurso terapêutico Baralho do modelo cognitivo para adultos, adquire-se modelos de formulações que respeitam a individualidade, que são inclusivos e eficazes, além de um recurso essencial para auxiliar psicólogos clínicos no processo de psicoeducação, sendo complementar à psicoterapia.
CONHEÇA O KIT
Baralho do modelo cognitivo para adultos
É um instrumento desenvolvido para auxiliar os psicólogos clínicos que trabalham com TCC a tornar a psicoeducação um processo mais lúdico. Idealizado para adolescentes e adultos, busca, por meio da apresentação de situações do cotidiano, facilitar o aprendizado sobre o modelo cognitivo de forma dinâmica. Pretende fomentar a compreensão sobre o que são pensamentos, sentimentos e comportamentos, assim como deixar clara a influência que eles estabelecem entre si. Trata-se de um instrumento complementar na psicoterapia. Ao visualizar de forma prática e simples o modelo cognitivo, é possível estimular o engajamento do paciente à terapia e, por consequência, promover melhores resultados no processo terapêutico.
Autoras: Camila Stor de Aguiar e Nathália Della Santa Melo Dantas
Guia prático de formulação de casos em terapia cognitivo-comportamental
Este guia prático apresenta modelos de formulação de casos clínicos sob o enfoque da terapia cognitivo-comportamental. Embora exista algum acordo sobre seus elementos comuns, o conteúdo e a forma de apresentação dos diversos tipos de formulações são variáveis. Os profissionais podem e devem fazer formulações a partir do seu referencial teórico, pois as tecnologias e os conceitos específicos usados para desenvolvê-las podem mudar consideravelmente. Formulações que respeitam a individualidade orientam um plano de tratamento, e intervenções individualizadas são éticas, inclusivas e mais eficazes. Pode o empirismo substituir o trabalho científico? É aceitável formular a estratégia de tratamento sem preparo e treinamento específicos? Essas são algumas das reflexões levantadas para o ponto de partida desta obra, que evidencia que a formulação de casos é, de fato, uma habilidade clínica treinável.
Autores: Êdela Aparecida Nicoletti, Mariana Fortunata Donadon e Carlos Eduardo Portela.