Com o Baralho do modelo cognitivo para adultos: psicoeducação dos pensamentos, sentimentos e comportamentos e o livro técnico Tarefas Terapêuticas para Clínica Cognitivo-Comportamental, visa-se auxiliar o trabalho da psicologia clínica que se embasa na terapia cognitivo-comportamental. Além disso, através da ludicidade e da contextualização no cotidiano dos clientes, o material apoia o processo de psicoeducação de adolescentes e adultos.
CONHEÇA O KIT
Baralho do modelo cognitivo para adultos
É um instrumento desenvolvido para auxiliar os psicólogos clínicos que trabalham com TCC a tornar a psicoeducação um processo mais lúdico. Idealizado para adolescentes e adultos, busca, por meio da apresentação de situações do cotidiano, facilitar o aprendizado sobre o modelo cognitivo de forma dinâmica. Pretende fomentar a compreensão sobre o que são pensamentos, sentimentos e comportamentos, assim como deixar clara a influência que eles estabelecem entre si. Trata-se de um instrumento complementar na psicoterapia. Ao visualizar de forma prática e simples o modelo cognitivo, é possível estimular o engajamento do paciente à terapia e, por consequência, promover melhores resultados no processo terapêutico.
Autoras: Camila Stor de Aguiar e Nathália Della Santa Melo Dantas
Tarefas Terapêuticas para Clínica Cognitivo-Comportamental
Trabalhar com psicologia clínica significa escolher atuar em uma atividade que envolve constantemente avançar e retroceder, incluindo, com frequência, a necessidade de alterar planos e encontrar outras formas de abordar situações. Quando a escolha é realizar esse trabalho sob um enfoque cognitivo-comportamental, a terapeuta ganha um aliado na adoção de tarefas terapêuticas.
Tais tarefas são atividades de variados níveis de complexidade, que devem ser realizadas por clientes ao longo do tempo entre sessões, seja promovendo a sensibilização para uma temática, ampliando o repertório de comportamentos, organizando pensamentos e emoções ou cumprindo outra função relacionada à demanda do caso.
Ao longo do livro foram agrupadas propostas de tarefas terapêuticas, organizadas por faixas de desenvolvimento (crianças e adolescentes e adultos) e por temáticas frequentes em atendimentos clínicos (autoconhecimento, psicoeducação, ansiedade, etc.), com a intenção de ajudar terapeutas a pensar possibilidades para diferentes perfis de clientes e objetivos.
Organizadora: Sabrina Martins Barroso