SINOPSE
BARALHO INFANTIL DE ESQUEMAS: INVESTIGANDO PENSAMENTOS
Este é o produto de um intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento teórico e clínico na área de Terapia dos Esquemas. Ele foi pensado para atender à perspectiva desenvolvimental dos esquemas cognitivos, tendo como objetivo ser um instrumento de apoio clínico de rastreio e não uma ferramenta diagnóstica per se. Este trabalho foi motivado, por um lado, pela relevância de se identificarem esquemas cognitivos precocemente, enquanto ainda estão em desenvolvimento, e, por outro, pela reconhecida escassez de instrumentos com esse fim, que sejam realmente adaptados às necessidades dos profissionais e às peculiaridades dos pacientes infantis. Por fim, trata-se de uma forma de avaliação lúdica, adaptada às necessidades da população infanto-juvenil e teoricamente fundamentada.
+
TERAPIA DO ESQUEMA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Este livro, que é o primeiro no Brasil voltado para intervenção com crianças, adolescentes e orientação para pais, conta com 12 capítulos, que discorrem sobre o modelo teórico da TE aplicado para esse público. Ainda, apresenta casos clínicos que contam com a adaptação da teoria à nossa população, no atendimento realizado tanto em clínicas particulares como em clínicas escola, o que mostra a amplitude do escopo de atuação. O livro é dividido em duas partes. A Parte I traz as bases teóricas que fundamentam a intervenção, ilustrada com vinhetas clínicas que elucidam os conceitos. A Parte II enfatiza o processo terapêutico e, a partir de exemplos de casos clínicos, apresenta "como fazer", propõe técnicas e diversos recursos que podem ser empregados nas intervenções: filmes, bonecos, fantoches, jogos, livros, além de destacarem aspectos da relação terapêutica.
+
MEU LIVRO DE TERAPIA DO ESQUEMA: PSICOEDUCANDO ADOLESCENTES SOBRE MODOS DE ESQUEMAS
O livro, primeiro do gênero no país, tem como propósito psicoeducar adolescentes sobre os modos de esquema. Segundo a Terapia do Esquema, os modos podem ser definidos como operações de esquemas, adaptativos ou desadaptativos, que estão ativos em conjunto no indivíduo em um dado momento.
A história de Loguie apoia adolescentes na compreensão do processo de terapia, do início ao fim. Além disso, eles são psicoeducados em relação aos 10 modos de esquemas, tendo espaço ao longo da obra para indicar aspectos do seu cotidiano em relação à presença do modo de esquema ativo.conjunto no indivíduo em um dado momento.
A história de Loguie apoia adolescentes na compreensão do processo de terapia, do início ao fim. Além disso, eles são psicoeducados em relação aos 10 modos de esquemas, tendo espaço ao longo da obra para indicar aspectos do seu cotidiano em relação à presença do modo de esquema ativo.