Uso da DBT na prevenção do suicídio entre pessoas idosas - Sinopsys Editora
0
Uso da DBT na prevenção do suicídio entre pessoas idosas

Uso da DBT na prevenção do suicídio entre pessoas idosas

18 de Setembro de 2024

Os idosos (maiores de 60 anos) são o segundo grupo mais afetado pelo suicídio no Brasil depois dos adultos do sexo masculino (25 a 59 anos). Conforme dados do Ministério da Saúde, as respectivas taxas foram de 8,60 e 9,59/100.000 em 2022.


Os problemas de saúde mental relacionados à idade são uma realidade inquestionável. O crescente envelhecimento da população torna urgente a compreensão do tema e o refinamento dos modelos de intervenção psicossociais vigentes.


Nesse contexto, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) vem revelando-se uma abordagem terapêutica eficaz na terceira idade para uma ampla diversidade de problemas e transtornos mentais, como depressão, bipolaridade, ansiedade, ideação e comportamento suicida, psicose e demência.


Visão dialética


Uma abordagem da chamada terceira onda das terapias cognitivo-comportamentais que vem sendo adaptada a esse público com resultados satisfatórios é a terapia comportamental dialética (DBT), fundamentada na teoria biossocial.


Embora compartilhe alguns princípios e estratégias da TCC, a DBT distingue-se pela adoção da visão dialética do mundo como estrutura para a compreensão da etiologia e natureza da psicopatologia.


A DBT foi originalmente desenvolvida para tratar indivíduos suicidas crônicos diagnosticados com o transtorno da personalidade borderline, sendo, atualmente, reconhecida com um tratamento standard para esse quadro clínico.


Consequentemente, na última década, tem sido adaptada e desenvolvida para outras populações clínicas, como a dependência de substâncias, depressão, transtorno de estresse pós-traumático e transtornos alimentares.


Repertório


Os objetivos principais da DBT são promover e aumentar o reportório de comportamentos dialéticos nos pacientes por meio do ensino de habilidades que os ajudem a pensarem de forma dialética e a lidarem com as suas emoções intensas e os comportamentos disfuncionais de forma regulada e equilibrada.


O pensamento dialético requer a capacidade de reconhecer que a realidade é complexa e multifacetada, a integração de pontos de vista contraditórios e o lidar com abertura com a flexibilidade, a inconsistência e a mudança.


O terapeuta promove o estilo de pensamento dialético ajudando os pacientes a reconhecerem seus padrões de pensamento rígidos, absolutistas e extremados, sugerindo e guiando a elaboração de novas formas de olhar para a realidade, mais flexíveis e ajustadas.


Os pacientes são ensinados a moverem-se para posições mais equilibradas, entre os extremos, de forma a conseguirem a integração, a síntese e o crescimento.


Livro


O assunto é aprofundado no livro ‘Terapias cognitivo-comportamentais com idosos’, organizado pelos psicólogos Eduarda Rezende Freitas, Altemir José Gonçalves Barbosa e Carmem Beatriz Neufeld.


Publicada pela Sinopsys Editora, esta é a primeira obra de terapia cognitivo-comportamental destinada aos idosos no Brasil. Tem como público-alvo especialistas e estudantes de psicologia do envelhecimento, de psicologia clínica e de terapias cognitivo-comportamentais.


O conteúdo engloba mudanças socioculturais, populacionais, históricas e epidemiológicas que alteraram a forma de conviver das categorias etárias, das famílias, da velhice, das instituições sociais e da própria psicologia.


Também inclui novos paradigmas em psicologia, sendo o principal deles o que admite a possibilidade de promoção de mudanças comportamentais em idosos.




Outras do Blog

Tags

Setembro Amarelo, suicídio, comportamento suicida, ideação suicida, terceira idade, envelhecimento, DBT, terapia comportamental dialética

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?