Treinamento de pais: fundamentos teóricos
30 de Setembro de 2022
O principal aspecto contemplado pelo treinamento de pais (TP) é o tratamento dos problemas do comportamento infantil. Nos últimos 25 anos, habilitá-los para serem terapeutas comportamentais de seus filhos ganhou significativo cuidado.
Entretanto, o treinamento de pais tem sido utilizado sobretudo no tratamento de crianças que apontam problemas de comportamento aparente, como pirraças, violência e uma indisciplina demasiada. É nesse ponto que tem maior básica empírica.
Em particular, o enfoque do TP é o aproveitamento dos pais como agentes centrais de transformação para seus filhos, uma vez que são os progenitores que arquitetam e administram o meio de desenvolvimento das crianças.
CONDUTAS ADAPTADAS
Uma das empreitadas mais extraordinárias da criação é a concepção de um espaço no qual a garotada pode aprender a distinguir, apreciar e ampliar condutas e aptidões sociais adaptadas.
Estudiosos apontam que fatores como o estilo parental, a estrutura familiar e a criação dos filhos têm efeito imediato e duradouro no desenvolvimento infantil.
Isso fez com que programas voltados para pais e outros responsáveis crescessem com ênfase nas dificuldades dos pais diante de seus papéis.
Sendo assim, com o objetivo de capacitar esses cuidadores, os programas de treinamento de pais buscam promover um desenvolvimento sadio e mais adaptativo das crianças com problemas de comportamento.
BEHAVIORISMO
As noções de que o TP está balizado nas bases empíricas e aplicadas do behaviorismo, assim como nos princípios da teoria da aprendizagem social, são informadas aos pais de várias formas.
A pesquisa e a atenção clínica do treinamento de pais, assim como seu método de instrução, são sistemáticas. Sua abordagem, contudo, não é unidimensional.
Isso porque contempla táticas de intervenção intrincadas, multimodais e multifacetadas que são determinadas pelas indigências da criança, pela afinidade única pai-filho, pelas obrigações idiossincráticas intrínsecas ao arcabouço familiar e pelo caráter do problema.
LIVRO
O livro “Intervenções e treinamento de pais na clínica infantil”, publicado pela Sinopsys Editora e organizado pelos psicólogos Marina Gusmão e Renato Maiato Caminha, reúne a experiência de profissionais reconhecidos nacionalmente em função de suas pesquisas e intervenções clínicas na prática infantil.
A obra é voltada para terapeutas que trabalham com crianças e adolescentes e necessariamente orientam pais.
Considerando os cuidadores como participantes significativos da intervenção focada na criança ou mesmo como o foco principal do tratamento, os autores enfatizam as modalidades de tratamento, indicando inclusive os principais protocolos utilizados predominantemente em casos de psicopatologias específicas.
Longe de esgotar a temática ainda pouco aprofundada na literatura nacional, a publicação pretende inaugurar a discussão sobre o trabalho com pais numa ótica cognitivo-comportamental, enfatizando a importância da abordagem nesse processo que busca modificações importantes na vida das crianças e de suas famílias.
