Transtornos de ansiedade: saiba diferenciar os tipos
14 de Maio de 2021
Transtornos de ansiedade, conforme o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) da APA (Associação Americana de Psiquiatria), são caracterizados pela presença da ansiedade e do medo de forma excessiva, além de perturbações comportamentais relacionadas. Afligindo grande parte da população mundial, eles desencadeiam sintomas como angústia, inquietações, preocupação acentuada, dores no peito, palpitações, entre outros.
No rol de transtornos de ansiedade que podem afetar os indivíduos de forma patológica, os mais vistos são:
TRANSTORNO DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO
O transtorno de ansiedade de separação ocorre principalmente no período da infância, especialmente nas crianças menores, frente à possibilidade de alguma separação, seja dos pais, adulto cuidador, animal de estimação, etc. Além de muita angústia e choro, o pequeno pode experienciar sintomas físicos, como dores de cabeça ou de estômago. O quadro costuma reverter quando ele consegue entender que a pessoa irá retornar.
MUTISMO SELETIVO
O mutismo seletivo é outro exemplo de transtorno de ansiedade mais visto em crianças, embora também possa afetar adultos. Quem é acometido por essa patologia tem dificuldades nos relacionamentos interpessoais, não conseguindo iniciar ou responder durante uma conversa com pessoas que não façam parte do seu grupo mais próximo de relações.
FOBIA ESPECÍFICA
Indivíduos com fobia específica apresentam um medo excessivo e persistente de objetos ou situações específicas, como aranhas e altura por exemplo. Na maioria dos casos, é comum que o estresse agudo ocasionado pela presença do que causa a fobia provoque um ataque de pânico. Outra característica de quem sofre com esse transtorno de ansiedade é reconhecer que seu medo é irracional, embora não se tenha controle sobre ele.
TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL
Um dos tipos mais comuns dentre os transtornos de ansiedade, o transtorno de ansiedade social, ou fobia social, é caracterizado por um medo excessivo em situações sociais ou de avaliação que envolvam pessoas estranhas. Indivíduos que sofrem com essa patologia temem passar por humilhações ou julgamentos de forma pública.
TRANSTORNO DE PÂNICO
Palpitações ou taquicardia, sudorese, tremores e sensação de asfixia são alguns dos sintomas apresentados no transtorno de pânico, juntamente com um intenso sentimento de medo e desconforto. Também é comum que o indivíduo tenha a sensação de que vai morrer, que perdeu o controle ou a consciência. O Transtorno de Pânico também é caracterizado pelo medo intenso de que os ataques de pânico possam se repetir.
AGORAFOBIA
Entre os transtornos de ansiedade, a agorafobia apresenta um quadro em que o indivíduo sente muito medo ou ansiedade em locais ou situações que uma fuga ou auxílio não estão disponíveis. Exibindo uma insegurança desproporcional ao possível perigo de determinado cenário, pacientes que sofrem com o distúrbio costumam deixar de fazer o que funciona como gatilho, como frequentar locais com grandes multidões.
TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA
O tipo de transtorno de ansiedade visto com mais frequência, o transtorno de ansiedade generalizada causa ansiedade e preocupação de forma excessiva por um período de pelo menos seis meses devido a questões do dia a dia, como o receio de que algum ente querido sofra um acidente. Para o diagnóstico, o medo precisa estar associado a sintomas como inquietação, cansaço e falta de concentração.
Tendo em vista as semelhanças entre os quadros clínicos, é muito fácil que os transtornos de ansiedade sejam confundidos. Para um correto diagnóstico, é fundamental que os indivíduos afetados procurem um profissional especializado em transtornos mentais. Somente após avaliação do histórico e da forma como esse paciente se expressa diante de determinados cenários, é que será definido o melhor tratamento.