TCC: quais técnicas utilizar na terapia de casal? - Sinopsys Editora
0
TCC: quais técnicas utilizar na terapia de casal?

TCC: quais técnicas utilizar na terapia de casal?

11 de Janeiro de 2022

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem bastante eficaz na prática clínica com casais que buscam melhorar a qualidade do relacionamento. Os principais objetivos são a reestruturação de cognições inadequadas, o manejo das emoções, a modificação dos padrões de comunicação disfuncionais e o desenvolvimento de estratégias para a solução de problemas.

Entre os benefícios trazidos pela TCC no atendimento a casais, estão a mediação de conflitos (prevenção e resolução), o trabalho das dificuldades de comunicação, tornando-a mais clara e assertiva, e a promoção do equilíbrio das diferenças individuais dentro da relação.

Facilitar a divisão equilibrada das responsabilidades dentro do relacionamento também está entre os benefícios da terapia cognitivo-comportamental com casais, assim como a compreensão entre os cônjuges quanto às suas necessidades individuais.

A TCC possibilita, ainda, o fortalecimento das conexões psicológicas e sexuais, o trabalho da dependência emocional, a melhora da qualidade geral do relacionamento, a investigação das habilidades sociais conjugais e a intervenção quando um ou outro não as tem.


AVALIAÇÃO


A avaliação é a etapa inicial da terapia cognitivo-comportamental para casais. É realizada na primeira consulta por meio de uma entrevista em que o terapeuta conhece os motivos pelos quais o casal buscou a terapia e onde deseja chegar ao final do processo. Também é importante ouvir cada um dos cônjuges individualmente.

As informações de ordem prática possibilitam ao terapeuta desenhar o mapa da reconstrução. Juntos, profissional e pacientes, vão restaurar o plano do casamento tendo como eixo principal o resgate do significado da união. Ou, então, concluir que não seguirão mais juntos e como irão lidar com a separação.


EXPERIMENTAÇÃO


Uma das características marcantes da TCC na terapia de casal são as técnicas que permitem uma experimentação prática que eleva a tomada de consciência e ajuda os cônjuges a identificarem e modificarem aspectos disfuncionais da sua vida.

As técnicas envolvem tanto exercícios feitos durante a sessão de atendimento quanto pequenas tarefas que são passadas para serem feitas durante a semana. A escolha das práticas depende da análise que o psicólogo faz de cada indivíduo.


PSICOEDUCAÇÃO


Entre as técnicas da terapia cognitivo-comportamental no atendimento a casais, está a psicoeducação, pois, inicialmente, é necessário que o terapeuta explique de maneira didática aos pacientes como seus pensamentos, emoções e comportamentos estão integrados e de que forma isso se manifesta na relação conjugal.

Essa explicação, chamada de psicoeducação, é importante para aumentar o envolvimento dos cônjuges na terapia e oferecer condições para que eles possam entender as intervenções. Além disso, ela é útil para que o casal aprenda a identificar e elaborar os elementos disfuncionais.


HABILIDADES SOCIAIS


Outra das técnicas da TCC no atendimento a casais é o treino de habilidades sociais, no qual são desenvolvidas qualidades como empatia e comunicação mais efetiva.

Consiste em simular cenários na relação com o terapeuta para que os pacientes consigam desenvolver e expressar competências sociais primeiro na clínica e depois na sua rotina.


PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS


Outra técnica da terapia cognitivo-comportamental na terapia de casais é o registro dos pensamentos disfuncionais (RPD). Nesse caso, o profissional solicita aos indivíduos que registrem a situação, sua interpretação da mesma e os sintomas emocionais, fisiológicos e comportamentais decorrentes.

Muitas das dificuldades vivenciadas por um casal ocorrem sem que as pessoas se deem conta de sua origem. São os chamados pensamentos automáticos, ou seja, que ocorrem e interferem no comportamento dos indivíduos de forma inconsciente. Por isso, a técnica de registro é muito útil para identificar e conhecer esses padrões.


RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS


Um dos maiores benefícios da TCC no atendimento a casais é oferecer estratégias que os dois possam utilizar na sua rotina fora da clínica. Esse é o objetivo da técnica de resolução de problemas. Ela funciona como um passo a passo ensinado pelo psicólogo.

A primeira etapa é definir o problema e a segunda é combinar possíveis soluções. Muitos casais enfrentam graves conflitos por não conseguirem nem ao menos identificar qual problema precisam solucionar. Na terapia, os dois aprendem a transformar uma queixa superficial em uma dificuldade clara e específica.

Dessa forma, a situação fica mais visível e é possível para eles discutirem soluções em vez de ficarem presos no conflito com brigas e críticas destrutivas. Em um primeiro momento, essa intervenção é feita pelo terapeuta, mas o objetivo é que o casal conquiste independência para resolver os conflitos sozinhos no futuro.

Terapias cognitivo-comportamentais para casais e famílias
Outras do Blog

Tags

TCC, terapia de casal, psicoeducação, habilidades sociais, cognições inadequadas, manejo das emoções, padrões de comunicação disfuncionais, solução de problemas, pensamentos automáticos, experimentação.

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?