Saiba mais sobre as terapias cognitivo-comportamentais
08 de Fevereiro de 2022
As terapias cognitivo-comportamentais (TCCs) são tema da série de livros "Características distintivas". Publicada pela Sinopsys Editora, a coleção reúne os mais importantes clínicos e teóricos e destaca as características fundamentais de cada abordagem.
Um dos volumes, de autoria dos professores de psicologia Paul E. Flaxman, J. T. Blackledge e Frank W. Bond, leva o título de "Terapia de aceitação e compromisso", também conhecida como ACT (pronunciada como uma palavra única, do inglês acceptance and commitment therapy).
Desenvolvida a partir dos anos 1970 pelo psicólogo norte-americano Steven Hayes e colaboradores, a terapia de aceitação e compromisso leva esse nome por causa de suas propostas centrais: aceitação da realidade e das reações emocionais e comportamentais, escolha de uma direção de acordo com os valores do indivíduo e comprometimento com a mudança desejada.
Por pertencer ao grupo de terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração ou terapias contextuais, a ACT coloca um peso maior em aspectos como aceitação, consciência plena, desativação cognitiva, dialética, valores, espiritualidade e relações.
Diferentemente de TCCs mais tradicionais, não busca alterar a intensidade ou a frequência de emoções e pensamentos indesejáveis.
Seu objetivo principal é cultivar a capacidade da pessoa de entrar em contato com o momento presente e, a partir do que a situação permite, modificar ou adotar um comportamento de acordo com os próprios valores.
Ou seja, se concentra em facilitar uma vida mais gratificante mesmo na presença de adversidades.
PASSO A PASSO
Outro volume da série "Características distintivas" tem como título "Terapia cognitiva processual", de autoria do psiquiatra brasileiro Irismar Reis de Oliveira, criador da referida abordagem.
Baseada na formulação de caso, a TCP possui três níveis e três fases. Tem como fundamentos os mesmos da TCC padrão, contudo tem conceituação própria, assim como suas próprias técnicas, tornando-a uma abordagem distinta quanto à modificação das crenças nucleares dos pacientes, especialmente as que se referem a si mesmos.
Uma de suas principais técnicas, o registro de pensamentos baseado no processo (RPBP), foi desenvolvida como estratégia estruturada para modificar as crenças nucleares. Apresenta-se como uma analogia com a lei, na qual o terapeuta engaja o paciente na simulação de um processo judicial.
A inspiração para o desenvolvimento dessa técnica veio do romance surreal "O processo", de Franz Kafka. Nele, o personagem Joseph K., por razões jamais reveladas, é preso e executado sem saber de que crime é acusado.
A base racional para a proposta da terapia cognitiva processual é que ela pode ser útil em fazer com que os pacientes se tornem conscientes das crenças sobre si mesmos (autoacusações) e, diferentemente do processo de Joseph K., engajem-se em um processo construtivo para desenvolver crenças mais positivas e funcionais.
ESQUEMA EMOCIONAL
Mais um título que compõe a série "Características distintivas" é "Terapia do esquema emocional", de autoria do psicólogo Robert Leahy, diretor do Instituto Americano de Terapia Cognitiva, em Nova York, Estados Unidos.
A obra oferece uma visão geral e concisa de como essa abordagem ajuda as pessoas a lidarem com emoções difíceis e descreve 15 aspectos teóricos e 15 técnicas práticas.
A abordagem criada por Leahy, um dos importantes nomes da TCC, se concentra na maneira como os indivíduos pensam sobre suas emoções, as avaliam e lidam com elas.
Segundo ele, a cognição e a emoção estão entrelaçadas e podem se comunicar. Afinal, as emoções frequentemente dizem às pessoas o que importa para elas e o que as motivará.
Para o autor, é preciso ter em mente que a palavra "emoção" é derivada do latim para "mover", ou seja, as emoções movem os indivíduos. Mas suas interpretações dos eventos, suas avaliações de suas emoções e suas estratégias para lidarem com elas fazem parte de um quadro mais completo. É esse quadro maior que a terapia do esquema emocional explora.
AARON BECK
A coleção "Características distintivas" também traz o título "Terapia cognitiva de Beck", de autoria do psicoterapeuta Frank Wills (Reino Unido).
Em seu livro, Wills, orientador e docente da Universidade de Bristol e preceptor da Universidade de Wales, explora as principais contribuições do psiquiatra norte-americano Aaron Beck para o desenvolvimento da terapia cognitivo-comportamental.
A obra considera a teoria e a prática da terapia cognitiva de Beck e examina, em primeiro lugar, sua contribuição para a compreensão das patologias e, em seguida, explora suas sugestões sobre os melhores métodos de tratamento.
No decorrer do texto, o autor pontua em que difere o pensamento de Beck de outras abordagens da TCC, bem como apresenta um resumo das semelhanças e das diferenças entre seu método e outras formas de tratamento, incluindo a psicanálise e a terapia humanista.



