Psicoterapia analítica funcional e o término do tratamento - Sinopsys Editora
51 3600.6699 Atendimento personalizado disponível de segunda a sexta das 8h às 18h(exceto feriados).
Olá, Faça seu login

Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada

Voltar
0
0
Psicoterapia analítica funcional e o término do tratamento

Psicoterapia analítica funcional e o término do tratamento

13 de Junho de 2022


Ao mesmo tempo, trata-se de uma oportunidade para trabalhar terapeuticamente com o que é evocado no cliente e garantir que o encerramento seja mais focado e terapêutico possível.

Portanto, para marcar o término de modo formal e construir um registro duradouro do processo terapêutico, é recomendado que o terapeuta escreva ao cliente uma carta de encerramento da terapia.

Essa carta ajuda a tornar o processo de encerramento explícito, aberto e focado nos comportamentos de melhora (CCR2s) mais importantes. Ao mesmo tempo, cria um registro concreto e durável das lições mais importantes da psicoterapia analítica funcional.

Se o profissional quiser ou considerar que será benéfico, também pode convidar o cliente a escrever carta similar para si mesmo, para o terapeuta ou para ambos, de acordo com suas necessidades.

Por exemplo, para clientes cujos CCR2s envolvem comunicar-se com os outros, pode ser significativo escrever uma carta ao terapeuta, ao passo que clientes cujos CCR2s envolvem autocuidado, autocompaixão ou autogestão podem se beneficiar de escrever uma carta para si próprios.


LEMBRETES


Como a intenção é que os clientes guardem a carta do terapeuta por um longo período, é preciso tomar cuidado com o que será escrito. Além de abordar o que se quer dizer no momento, o profissional deve levar em consideração quais lembretes podem beneficiar a pessoa dentro de um, cinco ou 20 anos.

A carta pode incluir, por exemplo, os objetivos e progressos do paciente na terapia; as qualidades únicas e especiais do cliente que o terapeuta admira; interações que se destacaram no processo terapêutico; e o que o terapeuta quer que o cliente leve da FAP.


LANÇAMENTO


Psicoterapia analítica funcional descomplicada: guia prático para relações terapêuticas
O assunto é aprofundado no livro "Psicoterapia analítica funcional descomplicada - Guia prático para relações terapêuticas". Dos autores Gareth Holman, Jonathan Kanter, Mavis Tsai e Robert Kohlenberg, foi traduzido para a língua portuguesa pela Sinopsys Editora.

A obra oferece uma introdução aos fundamentos conceituais e à prática clínica da FAP com ênfase em cenários clínicos práticos. Com ela, o terapeuta aprende a equilibrar autenticidade com estratégia e conceituação de caso para tornar seus relacionamentos terapêuticos mais compassivos, flexíveis e eficazes.

Psicoterapia analítica funcional descomplicada: guia prático para relações terapêuticas
Outras do Blog

Tags

Psicoterapia analítica funcional, FAP, relação terapêutica, CCR2s, objetivos, progressos, autogestão, autocompaixão, autocuidado, ciência da conexão social, terapias contextuais

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?