Psicólogo de sucesso: como definir horários e atendimentos? - Sinopsys Editora
51 3600.6699 Atendimento personalizado disponível de segunda a sexta das 8h às 18h(exceto feriados).
Olá, Faça seu login

Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada

Voltar
0
0
Psicólogo de sucesso: como definir horários e atendimentos?

Psicólogo de sucesso: como definir horários e atendimentos?

23 de Setembro de 2025

Uma das vantagens de ser um profissional autônomo é a flexibilidade na agenda. Montar seu horário de trabalho de acordo com suas necessidades pode parecer um sonho, mas, se o psicólogo não tiver cuidado, pode se tornar um pesadelo. Isso porque um hábito comum é encaixar um paciente aqui, outro ali, e, quando menos espera, está abarrotado de trabalho, beirando a síndrome de burnout.


Por isso, é essencial definir um horário de trabalho que encaixe no seu ritmo e na sua rotina. Em primeiro lugar, analise a sua rotina: horário que produz melhor, horário de pegar os filhos na escola, trânsito, disponibilidade dos pacientes, entre outros. Cada profissional terá uma média diária de atendimentos que consegue fazer.


Por exemplo, trabalhar com pacientes com risco de suicídio, hiperdemandantes, opositores e com sessões emocionalmente intensas pode ser muito cansativo para o terapeuta e dificilmente ele conseguirá manter a qualidade dos atendimentos se optar por atender muitas pessoas por dia.



Bom senso


De fato, não existe uma regra, e sim o bom senso. Pensar em uma jornada de trabalho regular, justa e respeitando os seus limites deve ser a maior regra para balizar essa decisão. A palavra-chave é equilíbrio, e deve-se pensar sempre em uma jornada de trabalho que faça sentido.


Caso se sobrecarregue demais, pare, observe e reorganize a sua vida. O profissional é o seu maior recurso e precisa estar bem para oferecer o melhor atendimento a quem busca. Afinal, quando um psicólogo não está bem, ele limita o crescimento de seu paciente.


Uma agenda confortável será aquela em que você está feliz, bem remunerado e com seu tempo bem distribuído entre as suas prioridades. Agenda cheia não é sinônimo de boa remuneração, muito menos de felicidade. Ajustar seu valor de hora e organizar uma agenda com conforto deve ser um objetivo ao longo da sua carreira.


Livro


O que é sucesso para mim? Onde eu quero chegar? Que rotina desejo ter? Que frutos quero colher? Nas páginas do livro Como se tornar um psicólogo de sucesso, é mostrado o caminho para responder a essas perguntas de maneira concreta. Publicada pela Sinopsys Editora, a obra estabelece uma conversa honesta sobre o que está por trás da construção de uma carreira de atuação clínica consistente: os bastidores que nem sempre aparecem, as dúvidas cujas respostas não se sabe onde buscar, os desafios cotidianos, os medos muitas vezes não verbalizados e as estratégias desenvolvidas dia após dia nas próprias jornadas.


Organizada pelas psicólogas Ana Carla Gameleira e Manuela Ramos Caldas Lins, trata-se de uma construção coletiva com o propósito de oferecer um material completo, realista e aplicável à prática clínica e à construção de carreira em psicologia. Na publicação, são encontradas informações vindas de quem vive e respira clínica em seu dia a dia e entende dos desafios reais de um consultório.


Escrita por renomados autores com ampla experiência, aborda aspectos essenciais e práticos para recém-formados que querem atuar ou já atuam na clínica e desejam se profissionalizar e alcançar o sucesso. No final, são apresentadas trajetórias inspiradoras de sete profissionais brasileiras que contam seus erros e acertos ao longo do percurso.




Outras do Blog

Tags

aperfeiçoamento, atuação clínica, carreira, carreira em psicologia, consultório, consultório clínico, estudantes de psicologia, formação em psicologia, graduação, pós-graduação, passo a passo após a formatura, prática clínica, psicologia, psicoterapia, su

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos
O que deseja fazer agora?