Principais estratégias psicoterápicas da terceira onda - Sinopsys Editora
0
Principais estratégias psicoterápicas da terceira onda

Principais estratégias psicoterápicas da terceira onda

21 de Maio de 2021

As principais estratégias psicoterápicas da terceira onda das terapias cognitivo-comportamentais adotadas atualmente passaram a ser desenvolvidas a partir dos anos 1990. Apresentando abordagens mais integrativas e conceituais, os modelos de intervenção consideram como a atividade cognitiva afeta a emoção e o comportamento, defendendo que ambos podem ser alterados a partir das estruturas cognitivas.

Uma das técnicas elaboradas para esse fim, a psicoeducação é uma abordagem terapêutica que aposta na importância do conhecimento sobre determinada doença para potencialização e eficácia do tratamento. Desse modo, quanto mais o paciente entender sobre seu quadro clínico, tanto físico quanto mental, mais ele entenderá sua forma de reagir, aprendendo também a solucionar problemas.

REESTRUTURAÇÃO

A reestruturação cognitiva é outra das principais estratégias psicoterápicas da terceira onda, visto que as TCCs partem do pressuposto de que, a partir delas, os pacientes podem mudar seus pensamentos e crenças e, a partir disso, manejar estados emocionais e alterar de forma positiva seus comportamentos. Nessa técnica, o foco do psicólogo é a mudança do pensamento dos pacientes.

Sendo assim, o profissional foca em modificar as representações mentais do indivíduo, buscando substituir pensamentos disfuncionais por outros que não causem sofrimento. Ao incentivar o paciente a focar no problema principal para que a resposta venha, ele visa a promoção de esperança e direcionamento, podendo mudar o afeto e comportamentos subjacentes.

Também inclusa no grupo das estratégias psicoterápicas da terceira onda, a entrevista motivacional visa o fortalecimento da motivação do paciente e seu comprometimento com a mudança. De forma individual e direcionada, a intervenção terapêutica busca a autonomia do paciente, que tem a liberdade de aceitar ou não as intervenções do terapeuta.

Já na estratégia de automonitoramento para resolução de problemas, a observação e o registro sistemático são essenciais. É comum que o paciente mantenha um diário detalhando a ocorrência de comportamentos e eventos ambientais associados. A partir desses dados, o profissional desenvolve análises funcionais, ajudando o paciente a relacionar seus comportamentos com os eventos ambientais.

No caso do treino de habilidades sociais, que também é umas das estratégias psicoterápicas da terceira onda, o terapeuta busca acessar o histórico de vida do paciente para entender suas dificuldades sociais. A partir disso, poderá propor estratégias e intervenções com base na análise comportamental. São incluídos nesse treino temas como iniciar e manter uma conversação e estabelecer e manter amizades.

MINDFULNESS


A ideia de mindfulness, que tem como foco a atenção plena ao momento presente, sem julgamentos, é outra técnica muito utilizada nas TCCs. Comumente adotada na redução do estresse, ela incluiu a varredura mental do corpo e meditação em posição sentada, de forma que o indivíduo vivencie a ação sem ser absorvido por ela.

Por fim, a prevenção das recaídas costuma ser adotada no tratamento de usuários de substâncias psicoativas. Dentre as estratégias psicoterápicas da terceira onda, ela tem como foco principal que o paciente mantenha a mudança de hábitos, antecipando situações de risco e alto risco. Assim como na entrevista motivacional, essa técnica exige uma relação profunda de confiança entre o médico e o paciente.
Outras do Blog

Tags

Terapia Cognitivo-Comportamental, Terceira Onda em Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapias da Terceira Onda, Terapias Cognitivas e Comportamentais de Terceira Onda, Terapias Contextuais, Contextuais

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?