Histórias emocionantes de consultório contadas por terapeutas - Sinopsys Editora
0
Histórias emocionantes de consultório contadas por terapeutas

Histórias emocionantes de consultório contadas por terapeutas

18 de Dezembro de 2024

Alguns dizem que a psicoterapia é uma jornada. Outros dizem que é uma dança. Existem outras metáforas, mas nenhuma delas pode expressar mais do que apenas algo do processo complexo que ocorre diariamente entre as quatro paredes dos consultórios.


Se for uma jornada, qual é o seu sentido? É o destino? A experiência de profissionais da área ensina que as mudanças e os ganhos que a terapia traz aos pacientes, às vezes, são bastante diferentes dos objetivos que tinham imaginado ser a solução para o problema deles.


A jornada pode até começar sem destino proposto. Então a própria jornada é o sentido de tudo? É a experiência de viajar? Ou é a companhia na estrada? Mettel (1980) descreveu a terapia como uma experiência de vida na qual o comportamento social e afetivo é desenvolvido na relação com o terapeuta.


Linehan (1988) chamou a atenção para a intimidade da relação interpessoal com o paciente e as oportunidades que ela oferece para refletir com outra pessoa sobre as oscilações da vida, compartilhar experiências, cuidar, lutar na tentativa de se comunicar, consertar o relacionamento quando ele sai dos trilhos e chegar a compreender as próprias dificuldades.


Se o novo comportamento social e afetivo que o indivíduo precisa para sua melhoria clínica é desenvolvido na relação com o terapeuta, é preciso considerar que essa relação deve ser significativa e intensa o suficiente para ter esse efeito curativo.


Para que isso possa ser verdade, trocas significativas e intensas precisam ocorrer nessa relação. E é difícil fazer parte de tais trocas sem que o paciente ou o cliente sejam genuinamente tocados por elas ou sem passar por mudanças pessoais por causa delas.


Livro


O livro ‘O que aprendi com meus clientes: histórias do consultório contadas por terapeutas’, publicado pela Sinopsys Editora, propõe mergulhar para além das metáforas relacionadas à psicoterapia por meio das experiências compartilhadas por terapeutas e clientes, revelando o poder transformador desses encontros.


Organizado pelos psicólogos Artur Vandré Pitanga, Priscila Rolim de Moura e Luc Vandenberghe, não é apenas uma coleção de histórias, mas um convite a compreender a terapia como um encontro significativo entre pessoas no qual o crescimento e a mudança são não apenas possíveis, mas inevitáveis.


Com base nas contribuições de terapeutas experientes, a obra destaca momentos emocionantes e transformadores, oferecendo insights profundos sobre a natureza do processo terapêutico.


Os autores buscam desmistificar a terapia, mostrando que, mais do que técnicas e teorias, ela é a relação humana intensa e significativa entre terapeuta e cliente que está no coração da transformação.


O livro é acessível a um público amplo, não apenas profissionais da saúde mental, mas também clientes e leitores em geral interessados em psicologia e crescimento pessoal, ou seja, todos aqueles que buscam compreender a complexidade e a beleza da jornada terapêutica.




Outras do Blog

Tags

Psicoterapia, terapia, psicologia, transformação, conexão, reflexão, crescimento, experiência, jornada terapêutica, processo terapêutico, tornar-se terapeuta, ACT, FAP

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?