Fundamentos da TCC na clínica infantil e adolescente - Sinopsys Editora
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Fundamentos da TCC na clínica infantil e adolescente

Fundamentos da TCC na clínica infantil e adolescente

14 de Agosto de 2024

A psicoterapia para crianças e adolescentes tem sido cada vez mais valorizada especialmente no âmbito dos diagnósticos precoces, visando tratamentos mais eficazes, e da prevenção de transtornos mentais na vida adulta. Nesse contexto, cresce a procura pela terapia cognitivo-comportamental (TCC) na clínica infantil e adolescente.


A TCC surgiu nos anos 1960 com os estudos do psiquiatra norte-americano Aaron Beck que partiam do pressuposto de que o modo como o indivíduo processa e interpreta as situações é o que gera o sofrimento. Seu objetivo, portanto, é atingir a flexibilidade e a ressignificação dos modos patológicos de processamento da informação.


Tal abordagem foi inicialmente direcionada ao atendimento de adultos, porque se acreditava que as crianças e os adolescentes não possuíam maturidade cognitiva para usufruírem de algumas técnicas utilizadas.


Entretanto, a partir da década de 1980, os trabalhos relacionados à terapia cognitivo-comportamental na clínica infantil e adolescente começaram a apresentar maior consistência. Tal fato pode estar relacionado aos modelos construtivistas dentro da abordagem que enfatizam o papel proativo e dinâmico dos indivíduos em suas experiências.


Esses modelos retomaram a importância das intervenções focadas nas emoções e do caráter interpessoal de construção do conhecimento. A chamada terceira onda da TCC, a qual propõe intervenções que enfocam o papel adaptativo das emoções, possibilitou uma ampliação de visão e o aprimoramento dos tratamentos com crianças e adolescentes.


Aspectos cognitivos


Em suma, a terapia cognitivo-comportamental na clínica infantil e adolescente tenta entender como os aspectos cognitivos podem originar transtornos emocionais e comportamentais.


Por isso, o terapeuta busca identificar quais são as dificuldades vivenciadas naquele momento pelo paciente, eventos anteriores importantes, qual a percepção que tem de si mesmo e do outro. Crenças, estratégias de recompensa e expectativas da família em direção ao indivíduo também têm relevância no tratamento.


Indicação


A TCC não é indicada somente para crianças e adolescentes com problemas psicológicos ou distúrbios graves de comportamento. Cada vez mais, esse apoio psicoterapêutico é procurado também para lidar com conflitos corriqueiros da vida, mas que, se forem ignorados, podem gerar prejuízos em sua qualidade de vida e autoestima.


Entre os padrões específicos de comportamento e condições psiquiátricas na infância e adolescência que se beneficiam dessa abordagem, constam birra ou intransigência, fobia social, ansiedade, depressão, transtornos alimentares, dificuldades de aprendizagem, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), transtorno de oposição desafiante (TOD) e transtorno do espectro autista (TEA).


Preventivo


Assim como em outras abordagens teóricas, a terapia cognitivo-comportamental na clínica infantil e adolescente deve ser fomentada e estimulada no sentido preventivo e também aumentando e valorizando a atenção ao sofrimento psíquico na infância e na adolescência.


Além de ser de fundamental importância para a promoção da resiliência em uma fase inicial da vida, que pode garantir um desenvolvimento saudável ao longo do ciclo vital, o trabalho da TCC com crianças e adolescentes é dinâmico, estimula a criatividade e é gratificante.


Cabe ao terapeuta cognitivo exercer sua prática com sensibilidade e criatividade, com a certeza de que cada criança e cada jovem é um ser único e especial.


Livro


A psicoterapia é algo novo para a maioria das crianças e pode gerar dúvidas e questionamentos diversos. Por que estou aqui? O que faz um psicólogo? Como e quantos serão os encontros? O que vou aprender?


O livro "Comecei a terapia, e agora? Detetives em ação para decifrar esse mistério" auxilia na psicoeducação sobre a terapia cognitivo-comportamental e a relação entre os principais elementos trabalhados por ela: pensamentos, emoções e comportamentos.


Na história, a criança é convidada a adentrar a Floresta Psi na companhia dos detetives Tê e Cecê para juntos investigarem como surgem problemas, dificuldades e sofrimentos na infância e de que maneira é possível enfrentá-los. Nessa jornada, eles desvendam como a abordagem cognitivo-comportamental compreende os seres humanos.


De autoria da psicóloga Marina Heinen e publicada pela Sinopsys Editora, a obra é destinada ao uso clínico nas sessões iniciais com pacientes de 6 a 12 anos e seus familiares.


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Tags

TCC, terapia cognitivo-comportamental, pensamentos, emoções, comportamentos, infância, desenvolvimento infantil, psicologia infantil, adolescência, psicologia infantojuvenil

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