Estratégias da TCC para ajudar pacientes com doença renal crônica
24 de Fevereiro de 2022
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma abordagem psicológica que se adapta muito bem ao contexto hospitalar de cuidados com a saúde. Por isso, é indicada para pacientes com doença renal crônica (DRC).
Entre as características que habilitam a TCC para portadores de DRC, está o fato de ter características diretivas, com foco no presente, assim como o propósito de ser breve e de não exigir um setting terapêutico específico.
PSICOEDUCAÇÃO
A psicoeducação está entre as técnicas da TCC que podem ser utilizadas principalmente no manejo da ansiedade e no bem-estar geral do paciente com doença renal crônica.
Envolve informar e orientar o indivíduo sobre sua patologia, as fases do tratamento ou algum outro assunto que ele julgue importante e relevante para seu tratamento e processo de melhora.
Por meio da psicoeducação, é possível que o portador de DRC tenha conhecimento de suas crenças e de seus pensamentos automáticos com o objetivo de fazê-lo participar ativamente de seu tratamento por meio do conhecimento íntimo de suas emoções.
Essa técnica é voltada para orientação e a diminuição do impacto do tratamento (dietas restritivas, mudanças comportamentais e de rotina, dores, sono, quantidade e qualidade dos medicamentos, medos, etc.), de modo a melhorar o quadro geral de saúde da pessoa.
COMPREENSÃO DA ANSIEDADE
Outra técnica da TCC que pode ser utilizada com pacientes renais crônicos está a compreensão da ansiedade. Em geral, é proposta a partir de um questionário semiestruturado em que o sujeito responde a questões sobre sua ansiedade e as consequências dela.
O objetivo é que ele tome maior consciência de situações que geram ou pioram a ansiedade, dos principais sintomas que ela causa em si e de estratégias que podem ser utilizadas para a diminuição da mesma.
QUESTIONÁRIO SOCRÁTICO
Já com o questionário socrático, o terapeuta, por meio de perguntas abertas, instiga o paciente a se aprofundar em seus sentimentos e pensamentos e, consequentemente, identificar e corrigir suas distorções cognitivas.
A função do terapeuta não é oferecer respostas, mas, sim, conduzir o indivíduo a análises e interpretações mais próximas da realidade, ou seja, o menos distorcidas possível.
RELAXAMENTO E RESPIRAÇÃO
Também entre as técnicas da TCC que podem ser utilizadas com portadores de doença renal crônica, estão as de relaxamento e respiração adequada. Elas são extremamente indicadas para que o paciente consiga melhorar sua relação com o próprio corpo e aprenda estratégias para manejar a ansiedade.
RESGATE DA AUTONOMIA
Por sua vez, o resgate da autonomia significa auxiliar o portador de DRC e sua família a identificarem atividades que o paciente seja capaz de fazer sozinho, encorajando-o a ser o mais autônomo e o mais produtivo possível, de forma que a doença impacte o mínimo possível a sua qualidade de vida.
REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA
E a técnica da reestruturação cognitiva visa modificar os esquemas cognitivos do indivíduo e as suas crenças disfuncionais, que, na maioria das vezes, são inconscientes e imperceptíveis.
Com esse método, torna-se possível para os pacientes um novo olhar e uma nova interpretação da situação atual ou de novas situações que possam eventualmente ocorrer durante o tratamento da doença renal crônica.