A escala adaptativa Víneland-3 é um instrumento utilizado mundialmente para avaliar o comportamento adaptativo das pessoas desde o nascimento até a idade adulta (90 anos). O instrumento consiste em uma entrevista semiestruturada em formato de questionário, a importância da avaliação está em compreender as necessidades individuais de cada pessoa, considerando os aspectos de toda a vida.
Associada a testes de inteligência, a Vineland-3 fornece dados críticos que ajudam no diagnóstico de deficiências intelectuais e de desenvolvimento, apoia com informações valiosas para a elaboração de planos educacionais e de Intervenção.
Com a Vineland-3 é possível medir o comportamento adaptativo de indivíduos com deficiências intelectuais e de desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), lesão cerebral pós-traumática, deficiência auditiva e visual, doença de Alzheimer.
O tempo de aplicação pode variar de 30 min a 1h30 dependendo de quais formulários serão utilizados na avaliação.
Formulários: Entrevista e Formulário de Pais / Cuidadores do nascimento aos 90 anos, Formulário de professor de 3 a 21 anos.
Composição:
1 Formulário Pais/Cuidadores extensivo
Autores
Sara S Sparrow, Cicchetti. V Domenic, .Saulnier. A Celine.
Público Alvo: Psicólogos, Psiquiatras, Terapeutas Ocupacionais Neuropsicólogos e profissionais da área da saúde.