Neste kit são abordados diferentes transtornos que podem ter algum papel obstrutor na aprendizagem da criança e do adolescente, como a dislexia e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Com os produtos disponibilizados, será possível trabalhar tanto em contexto educacional, quanto clínico, visando a diminuição e a superação das adversidades.
CONHEÇA O KIT
Por que eu tenho dificuldade de atenção? Crianças entendendo o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH
Este livro é uma ferramenta para psicoeducar crianças e adolescentes sobre as características do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). A leitura deve ser feita de forma conjunta com os pais, pois também tem o objetivo de orientá-los para um melhor entendimento e manejo da criança e do adolescente. Apresenta uma lista de exercícios de automonitoramento dos sintomas e um local para fazer anotações sobre suas principais dificuldades.
Autora: Luciana Tisser.
Paulo e a difícil tarefa de aprender a ler: compreendendo a dislexia
A dislexia é um transtorno do neurodesenvolvimento, específico da aprendizagem, com prevalência que vai de 0,5 a 17% da população em todo o mundo e que costuma acometer mais sujeitos do sexo masculino. Por se tratar de uma dificuldade específica nos processos de leitura e escrita, é preciso aceitá-la e entendê-la como uma dificuldade de linguagem que deve sempre ser tratada por uma equipe multiprofissional. Este livro tem o objetivo de auxiliar crianças, adolescentes e seus familiares a compreender sobre a dislexia e os sentimentos que envolvem os que sofrem com ela e que não sabem o que fazer diante disso. É uma importante ferramenta para os profissionais da saúde e da educação na psicoeducação deste transtorno e na instrução para o início do tratamento.
Autoras: Cristiane Flôres Bortoncello e Danielle Souza de Moraes.
Baralho do TDAH: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
O Baralho do TDAH é uma excelente ferramenta de psicoeducação, automonitoramento, treino para solução de problemas e reestruturação do sistema de crenças. Tem como objetivo auxiliar familiares e pacientes a compreender os sintomas e prejuízos do transtorno, desfazendo rótulos prévios que frequentemente os acompanham. Através deste instrumento, as crianças e os adolescentes têm a possibilidade de monitorar o seu comportamento e avaliá-lo para desenvolver atitudes mais assertivas. Por meio dele, também é possível trabalhar a reestruturação do sistema de crenças, intervindo assim na autoestima de crianças e adolescentes.
Autora: Luciana Tisser.