Acesse sua conta
Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada
Sabrina Martins Barroso
ESGOTADO
SINOPSE
Trabalhar com psicologia clínica significa escolher atuar em uma atividade que envolve constantemente avançar e retroceder, incluindo, com frequência, a necessidade de alterar planos e encontrar outras formas de abordar situações. Quando a escolha é realizar esse trabalho sob um enfoque cognitivo-comportamental, a terapeuta ganha um aliado na adoção de tarefas terapêuticas.
Tais tarefas são atividades de variados níveis de complexidade, que devem ser realizadas por clientes ao longo do tempo entre sessões, seja promovendo a sensibilização para uma temática, ampliando o repertório de comportamentos, organizando pensamentos e emoções ou cumprindo outra função relacionada à demanda do caso.
A definição das tarefas terapêuticas depende de diversos fatores, que incluem a idade do cliente, seu nível cognitivo, sua condição socioeconômica, a presença de suporte social, o repertório da terapeuta sobre tarefas, entre outros.
Ao longo do livro, foram agrupadas propostas de tarefas terapêuticas, organizadas por faixas de desenvolvimento (crianças e adolescentes e adultos) e por temáticas frequentes em atendimentos clínicos (autoconhecimento, psicoeducação, ansiedade, etc.), com a intenção de ajudar terapeutas a pensar possibilidades para diferentes perfis de clientes e objetivos.
No trabalho com crianças, os focos terapêuticos precisam ser seguidos, devendo-se explicar os motivos terapêuticos, desenvolver a responsabilidade, trabalhar o estado emocional e as habilidades das crianças. A linguagem e a forma de abordagem destes tópicos terapêuticos deve ser diferente em determinados períodos da vida.
Os clientes adolescentes e adultos têm uma variabilidade de perfis ampla. Muitas vezes, tarefas que tem ótima adesão e atuação com um cliente, não conseguem mobilizar outros. No caso do atendimento destes perfis, há vezes em que tarefas voltadas para a faixa etária infantil também podem ser adaptadas e utilizadas, tendo bons resultados.
É um livro com uma lista de tarefas terapêuticas que pode servir como um guia de consulta para terapeutas clínicos aplicarem na prática cognitivo-comportamental.
Sabrina Martins Barroso
Psicóloga. Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pela UFMG. Professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFTM e do Núcleo de Avaliação Psicológica e Investigações em Saúde (NAPIS). Membro do Grupo de Trabalho em Pesquisa em Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.
Ana Carolina Montanheiro Gonçalves, Ana Laura Domingues de Sousa, Eliana da Xing Chen, Florence Carla de Morais, Gabriela Pontes de Paula.
ISBN: 9786555710441
Formato: 16 x 23 cm | 176 páginas | 461g.
Acabamento: Capa dura
Ano: 2021
Veja também
Técnicas em Terapia Cognitivo-Comportamental com Crianças e Adolescentes: uma perspectiva de intervenções individuais e em grupos
R$ 337,50 no pix
Guia prático da terapia cognitivo-comportamental para terapeutas de crianças e adolescentes
De R$ 303,00
Por R$ 259,07 no pixBaralho da reestruturação cognitiva: questionando e modificando pensamentos
De R$ 193,00
Por R$ 165,02 no pixMais tarefas terapêuticas para clínica cognitivo-comportamental: atividades por objetivos clínicos
De R$ 174,00
Por R$ 140,94 no pix