O jogo "Próxima Fase" representa o momento de transição para a criança que está finalizando o processo psicoterapêutico, venceu suas dificuldades, e está se preparando para alta terapêutica.
Sendo assim, este recurso visa instrumentalizar o psicoterapeuta a finalizar o processo de forma lúdica e verificar os ganhos obtidos em diversos aspectos sob a ótica da criança. Além disso, o recurso possibilita receber um feedback da atuação do profissional, apontando pontos positivos e negativos da sua atuação, conversar sobre os sentimentos, avaliar o grau de autopercepção da criança em relação aos seus avanços e as mudanças no seu contexto, tirar dúvidas, além de oportunizar ao terapeuta expressar seus sentimentos e preparar a criança para possíveis recaídas.
O jogo sugere uma atividade prática que pode ser um desenho, uma carta, ou até mesmo escreverem juntos cartões de enfrentamento para a criança se lembrar de tudo que aprendeu durante o processo terapêutico, e usá-los se sentir necessidade, auxiliando na prevenção à recaída