Este livro pretende contribuir com a compreensão sobre a infância e como essa fase repercute durante toda vida segundo a ótica da teoria do esquema. O texto leva o leitor a compreender as necessidades que tinha quando era criança, quais dessas necessidades foram e quais não foram supridas e como isso interfere diretamente na sua vida e relações hoje.
Por meio de narrativas vivenciais, é possível ver o passado influenciando o presente, as dores e faltas infantis se tornando as dores e os desafios adultos. Além de proporcionar mais clareza e consciência sobre a presença e necessidades da criança interior na vida adulta, este livro conta com muitos exercícios com o propósito de ensinar a cuidar da criança interior a partir de estratégias emocionais, comportamentais e cognitivas e assim, viver no modo adulto saudável.
CONHEÇA O SUMÁRIO
PARTE I
Do que a infância precisa emocionalmente
Introdução 3
1 As necessidades emocionais 5
Avaliando sua infância 6
Como interpretar os resultados 10
PARTE II
A relação da sua infância com a sua vida adulta
2 Vínculos seguros 15
O que acontece se os vínculos seguros faltarem na infância 16
3 Autonomia 23
O que acontece se a autonomia faltar na infância 24
4 Limites 33
O que acontece se os limites faltarem na infância 34
5 Orientação para si 41
O que acontece se a orientação para si faltar na infância 41
6 Espontaneidade e lazer 49
O que acontece se a espontaneidade e o lazer faltarem na infância 50
7 A disputa pelas necessidades emocionais 59
8 Como suprir o que lhe faltou 67
Marque um café 68
Comprometa-se com suas necessidades 68
Reconheça os legados que está encerrando 69
Não desista, mesmo nas batalhas que você perder 69
Relacione-se de forma saudável 71
Conheça a infância da pessoa com quem você se relaciona 71
Evite armadilhas em qualquer tipo de relação 72
Aprenda a cuidar 74
Evite vícios e comportamentos autodestrutivos 75
Tenha antídotos sempre com você 75
Antídoto para autonomia e desempenho prejudicados 78
Antídoto para limites prejudicados 79
Antídoto para orientação para os outros 80
Antídoto para supervigilância e inibição 81
Desenhe suas duas crianças 83
9 Se você tem filhos ou pretende ter, estas questões serão úteis 87
Atenda às necessidades emocionais dos seus filhos 88
Ocupe-se com aquilo que seu filho sente 89
Seus pais agora são/serão avós 89
Pare de supervalorizar o pouco 90
Estabeleça compromissos emocionais saudáveis com seus filhos 91
Considerações finais 93
Referências 95
PÚBLICO-ALVO
Público leigo, adulto.
DIFERENCIAIS DA OBRA
O grande diferencial deste livro é que ele traz exercícios, a serem feitos no próprio livro. Além disso, é de fácil compreensão, com escrita emocionalmente envolvente e validadora. Conscientiza sobre como se tornar um adulto mais saudável e consciente.
CONHEÇA A AUTORA
Natanna Taynara Schütz, Psicóloga e mestra em Saúde e Desenvolvimento Psicológico pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua em consultório particular com atendimentos dentro da linha cognitivo-comportamental de terceira onda, com foco principal em orientação de pais sobre criação de filhos. É docente de cursos de especialização, autora e organizadora de livros e materiais terapêuticos na área da psicologia. Também atua com supervisões de atendimentos clínicos.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9786555712438
Formato: 16 x 23 cm | 112 páginas | Peso: 184 g
Acabamento: Brochura com orelhas
Ano: 2026