Transtorno do Espectro do Autismo: Estimulação da Fala, Linguagem, Aprendizagem e Interação.
Um guia prático para pais, professores e fonoaudiólogos
Este guia prático busca proporcionar a integração entre pais, professores e fonoaudiólogos no processo terapêutico, através de atividades simples e de fácil execução. Complementarmente, apresenta uma síntese atualizada sobre o que é o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Mais especificamente, define os critérios atualmente utilizados para a determinação do seu diagnóstico clínico e níveis de comprometimento, aponta os aspectos sinalizadores do quadro que podem ser identificados já nos primeiros meses de vida, alerta para as patologias frequentemente associadas, além de explicar o processo de desenvolvimento da comunicação e os principais comprometimentos nesse processo observados em casos de TEA, considerando-se os padrões de normalidade. Destaca, ainda, a importância de um conhecimento básico sobre o assunto para que se possa identificar suas reais necessidades, habilidades e limitações. Enfatiza, também, que as atividades aqui propostas dependem da orientação do fonoaudiólogo, após avaliação individual e planejamento terapêutico adequadamente direcionado a cada caso.
Marcela Vieira Stilpen:
Fonoaudióloga graduada pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP), em 2003, Mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenadora do setor de Fonoaudiologia e Fonoaudióloga no Grupo de Amigos do Autista de Petrópolis (GAAPE), desde 2003.