Dentre os temas abrangidos pelas tarefas propostas no livro Tarefas terapêuticas para clínica cognitivo-comportamental, estão as dificuldades de aprendizagem. Desta forma, neste kit foram reunidos livros para suprir essa demanda, auxiliando, além da própria criança, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores e familiares.
CONHEÇA O KIT
Tarefas terapêuticas para clínica cognitivo-comportamental
Ao longo do livro, foram agrupadas propostas de tarefas terapêuticas, organizadas por faixas de desenvolvimento (crianças e adolescentes e adultos) e por temáticas frequentes em atendimentos clínicos (autoconhecimento, psicoeducação, ansiedade, etc.), com a intenção de ajudar terapeutas a pensar possibilidades para diferentes perfis de clientes e objetivos.
Organizadora: Sabrina Martins Barroso.
Eduarda e as letrinhas trocadas
A história de Eduarda traz uma realidade que é bem comum nos dias atuais. Em geral, pessoas que possuem trocas na fala, distorções, ou algum tipo de dificuldade na linguagem oral são alvo de comentários negativos na escola, com os amigos e até mesmo em casa. A falta de conhecimento acaba agravando ainda mais a situação e deixando a pessoa cada vez mais isolada, piorando o problema. A fonoaudiologia é fundamental no processo de aquisição de novos fonemas e na normatização e/ou adequação dos padrões de fala.
Autor: Sérgio Silvestre Borges.
Paulo e a difícil tarefa de aprender a ler: compreendendo a dislexia
Pela dislexia ser uma dificuldade específica nos processos de leitura e escrita, é preciso aceitá-la e entendê-la como uma dificuldade de linguagem que deve sempre ser tratada por uma equipe multiprofissional. Este livro tem o objetivo de auxiliar crianças, adolescentes e seus familiares a compreender sobre a dislexia e os sentimentos que envolvem os que sofrem com ela e que não sabem o que fazer diante disso. É uma importante ferramenta para os profissionais da saúde e da educação na psicoeducação deste transtorno e na instrução para o início do tratamento.
Autoras: Cristiane Flôres Bortoncello e Danielle Souza de Moraes.
Por que eu tenho dificuldade de atenção? Crianças entendendo o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH
Este livro é uma ferramenta para psicoeducar crianças e adolescentes sobre as características do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). A leitura deve ser feita de forma conjunta com os pais, pois também tem o objetivo de orientá-los para um melhor entendimento e manejo da criança e do adolescente. Apresenta uma lista de exercícios de automonitoramento dos sintomas e um local para fazer anotações sobre suas principais dificuldades.
Autora: Luciana Tisser.