Acesse sua conta
Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada
Fernanda Cristina Falkoski
Disponibilidade: Em Estoque
SINOPSE
O livro Passeando pelo pátio, da educadora brasileira Fernanda Cristina Falkoski é direcionado a crianças com surdocegueira e outras deficiências em fase de alfabetização. A publicação em formato inédito é resultado de estudos teóricos enriquecidos pela grande vivência prática da autora junto a alunos com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial.
Acessível a pessoas de todas as idades (com ou sem alguma deficiência) que tenham interesse em ler, o livro conta uma história do cotidiano infantil com personagens que conduzem o leitor a explorar os elementos encontrados em um passeio pelo pátio da escola. Além da escrita em português impressa em tamanho de fonte ampliado, para pessoas com baixa visão, disponibiliza o braile, para quem nada enxerga ou dele faz uso. No lugar das ilustrações em tinta, traz elementos mais próximos dos reais para serem tocados.
A publicação vem acompanhada de uma caixa de antecipação, a qual contém uma série de itens que fazem parte do enredo da história. Esses objetos de referência, que têm a função de substituir as palavras, podem ser manuseados um a um e terem seus significados e conceitos associados antes mesmo de o livro ser folheado, fazendo com que a pessoa antecipe a compreensão do que irá encontrar pelo caminho.
A surdocegueira é o conjunto simultâneo da perda auditiva e visual em diferentes graus. Afeta significativamente a comunicação, a socialização, a mobilidade, o aprendizado e a independência dos indivíduos com essa condição. Não há dados estatísticos fidedignos sobre o número de pessoas com surdocegueira no Brasil e no mundo. A inexistência desses números se deve, principalmente, ao fato de não haver uma real compreensão sobre o assunto.
"Não se trata de uma deficiência múltipla, ou seja, a soma da surdez com a cegueira, mas, sim, de uma condição única".
Fernanda Cristina Falkoski
Não se tem conhecimento de um livro de literatura infantil acessível publicado nesse formato. Existem livros táteis e livros em braille, mas não com as figuras em si, por isso se trata de um livro inédito. Resultado de estudos teóricos enriquecidos pela grande vivência prática da autora junto a alunos com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial, é acessível a pessoas de todas as idades (com ou sem alguma deficiência) que tenham interesse em ler e explorar os elementos encontrados em um passeio pelo pátio da escola. Além da escrita em português impressa em tamanho de fonte ampliado, para pessoas com baixa visão, disponibiliza o braile, para quem nada enxerga ou dele faz uso.
Fernanda Cristina Falkoski
Nascida em Canoas, no Rio Grande do Sul, Fernanda atualmente reside em São Paulo, capital, onde é coordenadora pedagógica da Associação Educacional para Múltipla Deficiência (AHIMSA). Licenciada em Letras/Habilitação Português pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), é especialista em Neuroeducação e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Metropolitana do Planalto Norte (Fameplan), mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Também é tradutora-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), guia-intérprete e instrutora mediadora para pessoas com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial.
ISBN: 9786555710274
Formato: 28,5 x 22 cm | 16 páginas | Peso: 1,6kg.
Ano: 2021
Livro acessível, contém braile.