O estudo das competências sociocognitivas ocupa um lugar central na investigação do desenvolvimento sociocognitivo e é hoje um dos tópicos de pesquisa mais produtivos da psicologia contemporânea. Os temas abordados apresentam como característica comum a aceitação da interação social como propulsora dos diversos aspectos do desenvolvimento sociocognitivo. Assim, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, em especial em seus aspectos pragmáticos; a evolução da capacidade de representar a si e aos outros como seres dotados de estados mentais, a capacidade e desenvolvimento precoces do julgamento moral autônomo; e a importância da empatia como construto que interliga os aspectos cognitivos e afetivos presentes na sociocognição atesta esta preferência teórico-epistemológica.
Os autores esperam que os trabalhos apresentados promovam a troca entre pesquisadores de várias áreas sobre o tema das competências sociocognitivas e suscitem novas e produtivas investigações, tornando este livro uma ferramenta útil para a consulta de psicólogos, pesquisadores e estudantes, tanto de graduação como de pós-graduação, que têm interesse no atendimento clínico e educacional das crianças.
CONHEÇA OS AUTORES
Antonio Roazzi
Doutor (D. Phil.) em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Oxford obtido em 1988 sob a orientação do Prof. Peter E. Bryant (superviser) e Prof. Donald Broadbent (Adviser). Possui também titulo de Dottore em Psicologia Aplicada pela Universitá degli Studi di Roma "La Sapienza". Fez pós-doutorado na University of London, University of Oxford e Instituto Di Scienze e Tecnologie Della Cognizione, ISTC, Roma, Itália. Pesquisador Nivel 1A do CNPq, foi membro de Comitês de Avaliação do CAPES, ENEM e FACEPE. Membro Titular (2000-2002) e Coordenador do Comitê de Assessoramento de Psicologia e Serviço Social do CNPq (CA-PS, 2011-2012). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (2002-2004) e da Facet Theory Association (2011-2013).
Tania Mara Sperb
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1967), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento - University of London (1984) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento - University Of London (1989). Atualmente é professor colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa, desenvolvimento cognitivo e sociocognitivo, e interação social.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9788575856987
Formato: 14x21 cm | 256 Páginas | Peso: 289g.
Acabamento: Brochura